Em duo de canto e piano, Yuri Pingo e Victhor Fabiano levam aos CEUs e Bibliotecas Públicas as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique. Compositor e pianista, o artista é um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil: paraense, trouxe à voz e ao piano a ânsia de documentar a riqueza popular e folclórica do nosso país por meio de suas lendas: compilou os mitos, escreveu letras ou adaptou versos existentes para transformar em música.
O folclore brasileiro (ou podemos chamar os folclores) transita entre todas as regiões geográficas do país, dialoga com todas as formas de sociabilidade e demografia, expressa e espelha os valores, os medos, as paixões e os conflitos de seus criadores e, como criatura cultural, torna-se vivo para fantasiar e movimentar a vida humana. É, então, um componente central para pensar e compreender o Brasil enquanto nação do ponto de vista de sua cultura. E o compositor Waldemar Henrique notou isso, a ponto de dedicar-se ao trabalho das Lendas Amazônicas. A língua portuguesa, ou o português brasileiro especificamente, tornou-se mecanismo vivo da expressão das emoções vívidas de amor, da paixão, da saudade: dos sentimentos que afloram para além da racionalidade humana.

Os recitais propõem, para além de essencial busca pela valorização do repertório brasileiro, democratizar o acesso ao canto lírico, à música erudita, como uma música de todo mundo e para todo mundo. É comum percebermos a surpresa de muitas pessoas ao conhecerem o vasto repertório lírico brasileiro, pois a linguagem lírica é comumente associada apenas a países estrangeiros. Infelizmente, muitas pessoas desconhecem o diverso arsenal musical da música lírica brasileira.
Acumulando experiências nacionais e internacionais nas últimas décadas, Yuri Pingo é um dos mais expressivos pianistas do Brasil, tendo ocupado as grandes casas de concerto e ópera, passando por diversos países e colecionando aplausos. Para ele, o repertório lírico de Waldemar Henrique é uma contribuição única para o cancioneiro nacional. O jovem tenor Victhor Fabiano (27), que tem dado voz às narrativas propostas por Waldemar, destaca: “Por que as pessoas precisam enxergar a música erudita, seja ela feita em grandes teatros ou não, como uma forma de arte inacessível e reservada apenas a algumas pessoas? Não pode ser assim, precisamos trabalhar para quebrarmos este contraste”.

Os recitais são gratuitos e integram a 14ª Semana de Estudo e Leitura da cidade de São Paulo, uma iniciativa instituída pela Lei municipal 14.999/09, de autoria do vereador Eliseu Gabriel e realizados por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.
BRASIL APAIXONADO: LENDAS AMAZÔNICAS E FOLCLÓRICAS

Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: Gratuito (sem necessidade de retirada de ingresso)
AGENDA:
Casa de Cultura da Freguesia do Ó
Data: 05 de Maio
Horário: Segunda, às 18h30
Local: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó
Teatro Municipal Arthur Azevedo
Data: 06 de Maio
Horário: Terça, às 21h
Local: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Teatro Municipal Paulo Eiró
Data: 07 de Maio
Data: Quarta, às 21h
Local: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Centro Cultural São Paulo
Data: 08 de Maio
Horário: Quinta, às 18h
Local: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
CEU Vila Atlântica
Data: 09 de Maio
Horário: Sexta, às 15h
Local: R. Cel. José Venâncio Dias, 840 – Vila Jaraguá
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram