A Cia. Quinquió irá realizar uma série de apresentações gratuitas do espetáculo “Raiz do Sonho” em diversos CEU’s da cidade de São Paulo.
Inspirado nas obras do renomado poeta matogrossense Manoel de Barros, o espetáculo “Raiz do Sonho” propõe uma reflexão sobre a valorização das coisas simples e aparentemente insignificantes, enquanto explora o poder transformador dos sonhos. A produção destaca como os sonhos, ao aguçar a curiosidade e oferecer aprendizados, podem motivar os seres humanos em busca de uma realidade melhor, ao mesmo tempo em que instigam profundas reflexões sobre a existência humana.

A montagem, que tem como base a obra de Manuel Barros, convida o público a vivenciar um momento de poesia e de contato com o que o poeta chama de “inútil”. Com a abordagem única do autor, que valoriza o “nada”, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e um olhar poético sobre a natureza, o espetáculo traz à tona o encanto das pequenas ações e objetos do dia a dia. O uso de músicas do cancioneiro popular brasileiro interage com os versos do poeta, criando um ambiente de nostalgia e conexão com as raízes e a identidade de cada espectador.
Com uma narrativa envolvente e recheada de jogos e brincadeiras, “Raiz do Sonho” busca despertar nos públicos infantil e adulto a sensibilidade para as pequenas alegrias da vida, como o ato de brincar, um direito e uma experiência universal. A proposta do espetáculo é, assim, mostrar que, ao brincar, também nascem os sonhos – e, por que não, a realização deles?

O grupo responsável pela montagem, a Cia. Quinquió, surgiu em 2014 com o objetivo de estudar a literatura brasileira e explorar o teatro físico, método que visa o desenvolvimento do ator e a criação dramática por meio do corpo e do movimento. Fundada pelos atores e educadores Samara Chedid e Luis Manarelli, a companhia possui vasta experiência no teatro infantil e em formação artística, realizando também oficinas de criação para estudantes e educadores, além de trabalhos de pesquisa e treinamento corporal.
As ações fazem parte do projeto “Raiz do Sonho” contemplado no edital de Difusão Cultural, através da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo, com o qual o grupo celebra seus dez anos de história.
Ficha Técnica – Direção: Luis Manarelli. Elenco: Samara Chedid e Luis Manarelli ou Gilmara Pereira; Músicos: Camila Borges e Monique Salustiano; Dramaturgia: Luis Manarelli e Samara Chedid; Direção de Arte e Cenário: Cia Quinquió; Figurino: Marcela Pankowski. Direção de produção artística: Samara Chedid Iluminação: Greta Liz. Intérprete de Libras: Amanda; Audiodescritor: Douglas Soares; Canção Tema: Gutto Mota; Letra da música: Gilmara Pereira; Música Descida do Trem: Camila Borges e Monique Salustiano
Trilha sonora e Arranjos: Camila Borges, Monique Salustiano e Fabrício Cardeal. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Agenciamento: Paula Simões.
RAIZ DO SONHO

Ingressos: Gratuito
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
CEU FEITIÇO DA VILA
21 de Fevereiro Sexta, às 10h e às 14h
R. Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria, Capão Redondo
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram