O Coletivo Negro, grupo dedicado à pesquisa cênico-racial e à criação de narrativas que ecoam as questões sociais e históricas do Brasil, traz para o palco do Sesc Consolação, o espetáculo “Pai contra Mãe ou Você está me Ouvindo?”, dramaturgia inédita e livremente inspirada no conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis. Com direção e dramaturgia de Jé Oliveira, a montagem tem como mote a sentença final do texto de Machado – “Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração.” -, uma vez que ela revela o quão cruel é a herança escravocrata materializada na miséria e nas desigualdades raciais e sociais que marcam a realidade brasileira.
A escolha do conto que narra a história de Candinho, um homem desempregado e desesperado para garantir a sobrevivência de sua família, se transforma, na dramaturgia de Jé Oliveira, em um espaço de reflexão sobre as desigualdades persistentes.

Jé Oliveira (ator, dramaturgo e diretor) revela que sua abordagem no texto de Machado de Assis também busca explorar a complexidade das relações de poder e subordinação. Para o diretor, o autor não pode ser dissociado da sua negritude, e sua contribuição literária não pode ser reduzida a uma visão romantizada ou esquiva das questões raciais. O espetáculo, portanto, não apenas adapta o conto, mas também o ressignifica, estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente, entre o Brasil colonial e o Brasil contemporâneo.
A realização da peça, com a participação de todos os membros fundadores do grupo, marca um retorno significativo ao projeto artístico do Coletivo Negro, formado por Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Jé Oliveira e Raphael Garcia. Após anos sem criar espetáculos com todos envolvidos diretamente, a obra reafirma a essência do coletivo, agora com a possibilidade de materializar uma criação mais madura, fruto da evolução das potencialidades artísticas ao longo do tempo. O projeto ainda busca repactuar a presença do grupo na cena contemporânea, promovendo um diálogo renovado com a sociedade atual e as suas complexidades, além de se conectar com novas propostas cênicas.
A Música na Construção Cênica

A fusão entre teatro e música em Pai contra Mãe ou Você está me Ouvindo? vai além da ambientação sonora: ela potencializa a experiência épica da obra, ampliando seu impacto dramatúrgico. Em cena, um trio de músicos acompanha a narrativa e dialoga diretamente com as ações: Lua Bernardo (baixo acústico e elétrico, sopros e voz), Maurício Pazz (bandolim, violão, guitarra, cavaco e voz) e Thiago Sonho (percussão, bateria, samplers e voz). No teatro épico, a música tem a função de comentar a ação e reforçar a narrativa, criando contrastes e intensificando a experiência estética e emocional do público.
Ao inserir a música como elemento estruturante da encenação, a montagem se aproxima de diferentes tradições cênicas e expande seu alcance. A relação entre som e cena contribui para uma experiência mais sensorial e imersiva, conectando-se com espectadores de diversas formações e sensibilidades.
Expansão
Machado de Assis nos dias de hoje: Reverberações e Presenças

Além das apresentações do espetáculo “Pai contra Mãe ou Você está me Ouvindo?” no Teatro Anchieta, o Sesc Consolação promove a ação intitulada Expansão, que consiste em atividades formativas com o intuito de ampliar reflexões e diálogos disparadores de processos criativos de obras cênicas específicas, por meio do compartilhamento teórico e prático de pesquisas, técnicas e saberes plurais.
Com encontros que se baseiam na obra de Machado de Assis, bem como em matrizes negras da cultura brasileira e no teatro épico brechtiano, a Expansão – Machado de Assis nos dias de hoje: Reverberações e Presenças entra em contato com propostas de corporalidade, vocalidade e interpretação. A programação inclui a leitura compartilhada e materialização cênica de alguns aspectos relevantes do material literário do conto Pai contra Mãe, com Raphael Garcia (Ecoando vozes – Lendo Machado); a criação de pequenas cenas inspiradas no ponto de vista do narrador, com Flávio Rodrigues (Cena Coletiva – Quem conta o conto?); a exploração do gestus social brechtiano, com Aysha Nascimento (O que contam os corpos?); e uma reflexão sobre as reverberações do pensamento machadiano na atualidade, com Jé Oliveira (Vozes machadianas no Brasil de hoje).
Também será realizada uma mesa de debate com a participação de Rosane Borges (Professora da ECA-USP e Doutora em Ciências da Comunicação com pós-doutorado na área), Adriana Ferreira (Especialista em literatura, jornalista, escritora, mediadora, curadora e palestrante) e Walter Garcia (professor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP), que irão refletir sobre a negritude de Machado de Assis, bem como o que é possível pensar do país pelo viés da criação literária de um dos maiores autores da língua portuguesa. Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos pelo site sescsp.org.br e app Credencial Sesc SP (04/04, a partir das 12h). Já os ingressos presenciais podem ser retirados na bilheteria de qualquer unidade do Sesc SP (04/04, a partir das 14h).
Essas ações buscam não apenas aprofundar o debate sobre Machado de Assis e suas ressonâncias no presente, mas também proporcionar um espaço de troca, experimentação e expansão da linguagem teatral.
Ficha Técnica
Idealização, Concepção, Dramaturgia e Direção Geral: Jé Oliveira
Assistência de Direção: Rodrigo Mercadante
Atuação: Aysha Nascimento / Flávio Rodrigues / Raphael Garcia
Direção de Movimento e Coreografia: Aysha Nascimento
Direção Musical: Guilherme Kastrup e Jé Oliveira
Banda:
Baixo Acústico e Elétrico, Sopros e Voz: Lua Bernardo
Bandolim, Violão, Guitarra, Cavaco e Voz: Maurício Pazz
Percussão, Bateria, Samplers e Voz: Thiago Sonho
Composições Originais: Jé Oliveira e Jonathan Silva
Melodias: Jonathan Silva
Arranjos: Guilherme Kastrup, Jé Oliveira, Lua Bernardo, Maurício Pazz e Thiago Sonho
Preparação de canto: William Guedes
Videografia: Bianca Turner
Light Designer: Matheus Brant
Assistência e Operação de Luz: Aline Sayuri
Figurinos: Eder Lopes
Costureira: Nininha Lopes
Cenografia: Flávio Rodrigues
Cenotécnico: Wanderley Wagner
Serralheiro: Mauricio Batista
Engenharia de Som: Tomé de Souza
Contrarregras: China, Billy e Flávio Serafin
Fotos: Marcelle Cerutti
Identidade Visual: Murilo Thaveira
Participação em Vídeo: Lilian Regina e Sidney Santiago Kuanza
Estudos teóricos e oficinas: Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Jé Oliveira e Raphael Garcia
Produção Executiva: Catarina Milani
Assistência de Produção: Éder Lopes
Produção Geral: Gira Pro Sol Produções – Jé Oliveira
PAI CONTRA MÃE OU VOCÊ ESTÁ ME OUVINDO?

Temporada: De 22 de Março a 27 de Abril
Horário*: Sextas e Sábados, às 20h | Domingos, às 18h
Local: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque
Ingressos: R$70,00 (inteira) | R$35,00 (meia) | R$21,00 (credencial plena) | Compre aqui
Duração: 90 min
Classificação: 16 anos
Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Sessões Extras:
- Quintas: 27 de Março, 17 (sessão acessível em Libras) e 24 de Abril, às 20h
- Quintas: 03 e 10 de Abril, às 15h
Não haverá sessão em 18 de Abril
EXPANSÃO | MACHADO DE ASSIS NOS DIAS DE HOJE: REVERBERAÇÕES E PRESENÇAS
Curso com Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Jé Oliveira e Raphael Garcia
Inscrições: De 11 a 14 de Março
Período: De 25 a 28 de Março
Horário: Das 13h às 17h
Investimento: R$50,00 (inteira), R$25,00 (meia-entrada), R$15,00 (credencial plena) | Clique aqui
Local: CPT – Centro de Pesquisa Teatral – Rua Pelotas, 141, Vila Mariana
Classificação: 18 anos
EXPANSÃO | MACHADO DE ASSIS NOS DIAS DE HOJE: REVERBERAÇÕES E PRESENÇAS
Debate com Rosane Borges, Adriana Ferreira e Walter Garcia
Inscrições: De 11 a 14 de Março
Data: 05 de Abril
Horário: Das 14h às 16h
Investimento: Gratuito
Local: Sesc Consolação – R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque
Classificação: 16 anos
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