Em abril, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) apresenta o concerto A Walk To Beethoven, em duas datas. Com uma programação que equivale a uma viagem sonora a obras inspiradas em Ludwig van Beethoven, o espetáculo acontecerá no Centro Cultural Camargo Guarnieri, localizado na Universidade de São Paulo, como parte da Série Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo, e no Teatro Municipal Maestro Flávio Florence, em Santo André, com a série OCAM Conecta – Territórios Paulistas.
O maestro André Bachur, regente-adjunto da OCAM desde 2020, comandará a orquestra nesse programa. “Sempre buscamos trazer em nossos repertórios encontros, seja de obras eruditas e populares por exemplo, ou do novo e do clássico dentro do universo da música de concerto, garantindo uma programação diversificada, que valoriza tanto compositores e compositoras consagrados como novos nomes, trazendo a orquestra para o tempo presente e apontando também para o futuro”, destaca o maestro. Bachur é bacharel e mestre em regência pela USP, e atua como regente e instrumentista. Ele tem se destacado em várias orquestras paulistas, e também na música popular brasileira, área em que atua também como arranjador, compositor e professor.
O concerto A Walk To Beethoven inicia com a obra de mesmo nome, composta pela sueca Britta Byström, em 2019. Inspirada em uma das sinfonias mais famosas do compositor alemão, a peça leva o público a um passeio até a Sinfonia nº 7. A Walk To Beethoven abre caminhos para uma paisagem musical de luzes e sombras, numa escrita revigorante que dialoga com o legado de Beethoven, definida pela autora como “14 flores que brotaram da mesma semente musical” em referência às partes que compõem a obra.
Na sequência, a pianista Erika Ribeiro interpreta o Concerto para Piano nº 1, Op.15, em Dó maior, de Beethoven. Indicada ao Grammy Latino, Erika é egressa da USP e já participou da OCAM. É uma das artistas mais versáteis da atualidade, tendo realizado apresentações em salas de concerto renomadas aqui no Brasil e nos Estados Unidos, na Alemanha e na Áustria. Vencedora do III Concurso Nelson Freire, a pianista lançou álbuns aclamados, como Erika Ribeiro: Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal, Sofia Gubaidulina (2021), que foi indicado ao Grammy, e Entre Luas (2023), eleito um dos melhores desse ano pela revista Latina. Hoje, Erika é professora da Unirio.
A programação inclui ainda a Sinfonia nº 1, em Dó menor, da alemã Emilie Mayer. Criada em meados de 1840, a obra traz fortes influências de Beethoven e é uma das mais importantes criações de Emilie Mayer, que foi uma das poucas mulheres a se destacar na composição de sinfonias em sua época.
Completando o repertório, o concerto também apresenta a estreia mundial de Território Limítrofe, obra de Eduardo de Oliveira, compositor residente do I Atelier de Composição Musical OCAM-CMU, um espetáculo que reforça o compromisso da orquestra em promover a criação e divulgação da música contemporânea brasileira.
Os concertos fazem parte da temporada 2025 Novos Sons, Novos Tempos – OCAM 30 anos, comemorativa das três décadas de história da orquestra, que atua pela arte, educação e o público, promovendo a interação entre a comunidade e o patrimônio cultural da USP e estabelecendo um espaço para valorização da música clássica como um bem acessível a todos. Sob a direção do Maestro Ricardo Bologna desde 2024, a orquestra tem se destacado por grandes performances, uma programação musical inovadora e sua relevância social.
Como parte da parceria com a Incubadora USP de Cooperativas Populares (ITCP), programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o Coletivo Tem Sentimento, que atua no território da Cracolândia oferecendo capacitação e assistência para mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade social estará presente no concerto que acontece no Centro Cultural Camargo Guarnier. O Coletivo Guerreiras da Tradição também estará no local apresentando a sua arte. Formado por mulheres indígenas Guarani Mbya, o coletivo confecciona artesanatos tradicionais e modernos, como meio de sobrevivência econômica, social e cultural, na Aldeia Tekoa Pyau – Terra Indígena Jaraguá. A produção artesanal é focada em peças indígenas tais como: cestaria, arco e flecha, sarabatana, colares, pulseiras e brincos, com designers exclusivos. Em todos os concertos das séries Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo e Eventos Especiais – OCAM 30 Anos, realizados no campus Butantã, também haverá exposições e vendas de livros da Edusp.
A Walk To Beethoven
Regência: André Bachur
Piano: Erika Ribeiro
Obras de:
Britta Byström – A Walk To Beethoven
Ludwig Van Beethoven – Concerto Para Piano Nº 1, Op.15
Eduardo De Oliveira – Território Limítrofre | estreia mundial | Ateliê De Composição Cmu-Ocam
Emilie Mayer – Sinfonia Nº 1
SÉRIE SONS DA USP: A SINFONIA DE SÃO PAULO

Data: Dia 12 de Abril, s
Horário: Sábado, às 16h
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, SP
Ingresso: Gratuito | Solidário*
Capacidade: 436 lugares
*Doação de um quilo de de alimento não perecível para comunidades indígenas
SÉRIE OCAM CONECTA – TERRITÓRIOS PAULISTAS
Data: 13 de Abril
Horário: Domingo, às 18h
Local: Teatro Municipal Maestro Flávio Florence – Praça IV Centenário, 01 – Santo André
Ingressos: R$ 5,00 (inteira) | R$2,50 (meia) | Compre aqui
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram