O Grupo Trapo estreia “As Desventuras de Pinóquio” no Teatro Arthur Azevedo

Espetáculo traz uma releitura instigante e arrojada do clássico de Carlo Collodi.

Com trajetória marcada pelo teatro popular e por uma abordagem que valoriza o jogo teatral e a relação direta com o público, o Grupo Trapo estreia “ As Desventuras de Pinóquio ” no no Teatro Municipal Arthur Azevedo.

Dirigido por Muriel Vitória, As Desventuras de Pinóquio reinventa o clássico de Carlo Collodi a partir de uma perspectiva lúdica e metalinguística, onde sete artistas se revezam para contar a história do boneco de madeira que sonha em se tornar humano. Partindo do princípio de que a trama já faz parte do imaginário popular, o Grupo Trapo propõe uma encenação dinâmica, divertida e repleta de musicalidade, na qual os atores brincam de fazer teatro, evidenciando os próprios mecanismos da encenação e envolvendo o público na construção da narrativa.

Elenco de “As Desventuras de Pinóquio”
Foto: Isaque Patrício

A montagem traz elementos do teatro dentro do teatro, do teatro de feira e da contação de histórias, criando um espetáculo que celebra a imaginação e o fazer teatral. O jogo entre os atores, a rapidez na troca de personagens e a interação com a plateia são marcas dessa encenação que, mais do que contar a história de Pinóquio, convida o espectador a embarcar na magia do teatro.

Segundo Muriel Vitória, a história do boneco que enfrenta desafios para descobrir o que significa ser humano continua atual e cheia de possibilidades. “Pinóquio é um personagem que nos convida a refletir sobre liberdade, desejo, mentira, transformação e aprendizado. Mas, mais do que isso, ele nos faz lembrar do prazer do teatro como um jogo, como uma experiência viva e compartilhada”, comenta.

Elenco de “As Desventuras de Pinóquio”
Foto: Isaque Patrício

A encenação aposta em uma estética vibrante, com elementos de teatro físico, manipulação de objetos e músicas parodiadas que ampliam a experiência sensorial. Os sete atores permanecem em cena o tempo todo, assumindo diferentes papéis e conduzindo o público por uma jornada cheia de humor, poesia e surpresas. Dessa forma, As Desventuras de Pinóquio reafirma a proposta do Grupo Trapo de criar um teatro pulsante, acessível e envolvente, no qual as histórias ganham vida não apenas pelo que é contado, mas pelo modo como são compartilhadas.

As Desventuras de Pinóquio foi concebido pelo Grupo Trapo em 2019, quando realizou algumas apresentações em sua sede. Esta temporada marca a estreia oficial do espetáculo, remontado por Muriel Vitória e com novo elenco em cena.

Ficha Técnica:: Direção e concepção: Muriel Vitória. Intérpretes: Bruno Bertolli (Gepetto ), Camila Suzane ( Gato ), Ismael Joaquim (Pinóquio), Jade Malvez ( Raposa ) , Nalu Oliveira (Fada Azul), Pedro Gonçalves (Manjafogo ) e Well Nascimento (Grilo Falante). Produção: Grupo Trapo. Iluminação: Muriel Vitória e Nalu Oliveira. Cenografia e Adereços: Grupo Trapo Figurinos: Muriel Vitória e Lívia Maria. Fotografia e Vídeo: Isaque Patrício. Social media: Mariana Figueiredo. Produção Artística: Diego Brito.

AS DESVENTURAS DE PINÓQUIO

Elenco de “As Desventuras de Pinóquio”
Foto: Isaque Patrício

Temporada: De 12 a 27 de Abril
Horário: Sábados e Domingos, às 16h
Local: Avenida Paes de Barros, 955 – Mooca
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) | Compre aqui
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Capacidade: 60 lugares
Acessibilidade: Sim

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress