Nova temporada do Balé da Cidade de São Paulo reúne obras inéditas de duas coreógrafas brasileiras

Após uma temporada de grande sucesso com Réquiem SP, o Balé da Cidade de São Paulo apresenta duas novas criações, ambas de autoras brasileiras expoentes da dança internacional. A primeira é de Michelle Moura, sob o título tão carne quanto pedra, e a segunda é de Rafaela Sahyoun, intitulada “Boca Abissal”.

Segundo o diretor artístico da companhia, Alejandro Ahmed, as duas artistas elencadas para produzirem novas obras para o Balé da Cidade de São Paulo são coreógrafas que desenvolvem um modo muito sofisticado, intenso e original de criar dança, trazendo novamente a importância de criadoras nacionais que desenvolveram suas pesquisas no Brasil e fazem parte de um circuito importante de dança contemporânea internacionalmente.

Cena dos ensaios das obras “tão carne quanto pedra” e “BOCA ABISSAL” do Balé da Cidade de SP
Foto: Divulgação

“A definição de coreografia é um mergulho constante que ultrapassa a etimologia da palavra e se projeta em suas práticas expandidas. Michelle Moura e Rafaela Sahyoun, emergem nesta temporada com um corpo coreografado e coreográfico — uma verdadeira morfografia de suas danças. Aqui, a coreografia conecta de forma contínua, a retroalimentação entre o corpo que dança e o coletivo que a ele responde e o devolve ao mundo”, explica o diretor.

Abrindo o espetáculo, a estreia de uma nova criação de Michelle Moura, intitulada como tão carne quanto pedra, articula os corpos em humores, animalidades, forças, controle e abandono, apartadas da terra, gerando tensões e deformações que se espalham como ondas elétricas pelo espaço. Bailarina e coreógrafa brasileira radicada em Berlim, Michelle Moura em seus trabalhos dos últimos 12 anos tem explorado mudanças psicofísicas como em não piscar (BLINK), falar sem mover a boca (Overtongue), hiperventilar (FOLE).

Cena dos ensaios das obras “tão carne quanto pedra” e “BOCA ABISSAL” do Balé da Cidade de SP
Foto: Divulgação

As concepções de Michelle são feitas a partir da manipulação de expressividades e intensidades, com um acúmulo visceral-minimalista de gestos, sons e significados. A proposta é produzir fantasmagorias psicofísicas que revelam aspectos energéticos e emocionais do corpo, enquanto se buscam fricções/ficções entre as categorias de “natural” e “artificial”.

“O título evidencia a simplicidade da fórmula química elemental humana dentro da ordem terrena: somos o pó dos sapatos de alguém, o lítio na bateria, o petróleo em alta pressão sob a terra, a hiena limpando a carcaça. Tão sublimes e sem importância quanto a flor, a formiga, o escarro”, explica a artista

Cena dos ensaios das obras “tão carne quanto pedra” e “BOCA ABISSAL” do Balé da Cidade de SP
Ensaio de “Boca Abissal”, de Rafaela Sahyoun | Foto: Larissa Paz/Divulgação

Na segunda metade, será apresentado o espetáculo intitulado como Boca Abissal”**, de Rafaela Sahyoun. Artista da dança e das matérias do corpo, a paulistana Rafaela Sahyoun se aprofunda no fazer coreográfico, na educação e na pesquisa continuada, atuando como bailarina colaboradora em contextos nacionais e internacionais.

Em “Boca Abissal”, ao deslocar o foco da forma para a variação, da narrativa para a ressonância, a obra propõe o afeto como política do sensível. Ela não impõe compreensão nem identificação. Ela convida à percepção do corpo – percebido em si. A obra coreográfica parte da premissa de pulso como força organizadora, sistema de relação e agente coreográfico. Instaurando um campo onde a dança vai se compondo no entre espaço vibrátil onde os afetos ressoam, em estado de propagação.

“Boca Abissal” se ancora em um desejo de produzir energia nesses tempos de exaustão. Os bailarinos se aproximam e se distanciam, eles orbitam e atravessam, criando esse espaço de afetabilidade. Isso vem tanto dos atravessamentos deles nos espaços e vem do próprio movimento que tem uma proposta de rebote”, finaliza Rafaela.

Patrocínio do NuBank. Apoio de Koda Kultur, Art Music Denmark e Statens Kunst Found.

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO | TÃO CARNE QUANTO PEDRA E BOCA ABISSAL

Cena dos ensaios das obras “tão carne quanto pedra” e “BOCA ABISSAL” do Balé da Cidade de SP
Foto: Divulgação

Temporada: Dias 28 e 31 de Maio | 01 de Junho
Horário: Quarta, às 20h | Sábado e Domingo, às 17h
Local: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Ingressos: De R$ 11,00 a R$92,00
Classificação: livre
Duração: 100 minutos (com intervalo)

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Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

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