Após conquistar o público e a crítica em sua estreia em 2024, “Dom Casmurro – Musical inspirado na obra de Machado de Assis” retorna aos palcos para uma nova e curta temporada de seis apresentações, no Sesc Santo Amaro, em São Paulo. Indicada ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Ator (para Rodrigo Mercadante).
A adaptação musical da obra-prima de Machado de Assis é resultado da colaboração entre o letrista e diretor musical Guilherme Gila (autor do premiado A Igreja do Diabo), o dramaturgo Davi Novaes (autor de O Que Restou de Mim em Você) e o consagrado diretor Zé Henrique de Paula. O trio oferece uma leitura ousada e contemporânea da clássica narrativa de Bentinho, Capitu e Escobar, transpondo o romance para o palco com sensibilidade e vigor.

A ideia do musical nasceu em 2021, durante a pandemia, em um processo criativo que uniu os dois autores em encontros semanais. “Era um verdadeiro laboratório criativo onde um texto poderia se transformar em música e vice-versa. Quando o Zé entrou no projeto, novas camadas de interpretação surgiram, trazendo uma visão fresca e contemporânea para a narrativa”, conta Gila.
Durante três anos, o projeto foi maturado com o desejo de preencher uma lacuna nos musicais brasileiros, frequentemente voltados a biografias. “Percebi que muitos musicais que amamos no exterior são adaptações da literatura, e assim decidi focar em nossos clássicos. Dom Casmurro logo se destacou como uma escolha perfeita”, afirma o compositor.
O texto adaptado por Davi Novaes preserva a essência machadiana ao mesmo tempo em que dialoga com a atualidade. “Tentei me ater ao livro o máximo possível, mas também busquei criar uma narrativa que dialogasse com o público atual. Na nossa versão, Bentinho, o narrador, é uma fonte não confiável, o que gera ambiguidade e permite que exploremos diferentes camadas da história”, destaca o dramaturgo.

No elenco, Luci Saluzzi vive Capitu, a enigmática protagonista de olhos “de ressaca”, Rodrigo Mercadante interpreta Bentinho, tomado por ciúmes e inseguranças, e Cleomácio Inácio dá vida a Escobar, melhor amigo e peça central dos conflitos. Larissa Carneiro transita entre Prima Justina e Sancha, amiga de Capitu e esposa de Escobar. Fábio Enriquez é José Dias, o curioso agregado da família, enquanto Nábia Villela interpreta Dona Glória, mãe influente de Bentinho. Eduardo Leão fecha o time como Tio Cosme, figura ponderada em meio ao turbilhão emocional.

A trilha sonora, assinada por Gila, percorre estilos que vão do rock à MPB, sempre conectada às emoções e aos conflitos dos personagens. “Buscamos construir um cancioneiro que não só acompanha a narrativa, mas que também amplifica as emoções que Machado de Assis evoca em seus escritos”, explica o compositor, que também está ao piano e na regência da banda, formada por Samir Alves (violino), Felipe Parisi (violoncelo) e Daniel Alfaro (percussão).
A encenação é completada por uma equipe técnica de destaque: Zuba Janaína assina a direção de movimento; Fran Barros, o desenho de luz; Cauê Palumbo, o desenho de som; Ùga agÚ, o figurino; Jo Sant Anna, o visagismo; e Zé Henrique de Paula, além da direção geral, responde também pela cenografia. A assistência de direção é de Mafê Alcântara.
Mais do que uma adaptação, o musical Dom Casmurro é uma celebração da literatura brasileira. A montagem oferece uma experiência teatral vibrante, onde a força de Machado de Assis se encontra com a música e a emoção de um espetáculo contemporâneo, convidando o público a redescobrir um dos maiores clássicos da nossa cultura.
Ficha Técnica:
Texto: Davi Novaes (baseado na obra de Machado de Assis) | Letras, músicas e direção musical: Guilherme Gila | Direção geral: Zé Henrique de Paula | Direção de movimento: Zuba Janaína | Assistência de direção: Mafê Alcântara | Desenho de luz: Fran Barros | Desenho de som: Cauê Palumbo | Figurino: Ùga agÚ | Assistência de figurino: Cauã Stevaux, Gagum Silvestre, Mariana Garcia, Natália Munck e Rafael Océa | Visagismo: Jo Sant Anna | Perucaria: Laerte Késsimos e João Eller | Cenografia: Zé Henrique de Paula | Cenotécnico: Cauê Maia | Elenco: Luci Saluzzi, Rodrigo Mercadante, Cleomácio Inácio, Larissa Carneiro, Fábio Enriquez, Nábia Villela, Eduardo Leão e Mafê Alcântara | Piano e regência: Guilherme Gila | Violino: Samir Alves | Violoncelo: Felipe Parisi | Percussão: Daniel Alfaro | Transcrições: Samir Alves | Editoração: Felipe Parisi | Arranjos: Samir Alves e Guilherme Gila (com colaborações de Felipe Parisi e Daniel Alfaro) | Músico substituto: Giovanni Sartori (violoncelo) | Técnico de luz: Claudio Gutierres | Operação de som: Tatah Cerquinho | Coordenação de produção: Rebeca Reis | Produção executiva: Marcos Mattje | Coordenador de Palco: Titto Gonçalves | Chefe de camarim e 1ª assistente de produção: Babi Trabasso | Assistentes de produção: Anne Beatriz e Vitor Colli | Cenotécnicos de palco: Gabriel Arjona e Victor Edwards | Identidade visual: Dan Maschio | Assessoria de imprensa: GPress Comunicação por Grazy Pisacane | Filmagem: Pedro Veras | Gestão de mídias sociais: Giulia Lavínia | Fotografia: Felipe Quintini, Pedro Veras e Hallan Fidelis | Realização: Tomate Produções e A Casa que Fala.
DOM CASMURRO – MUSICAL INSPIRADO NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS

Temporada: De 20 a 23 de Maio
Horário: Terça e sexta, às 19h | Quarta, às 15h e 19h | Quinta, às 15h
Local: Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia) | R$ 18,00 (Credencial Plena) | Compre aqui
Duração:120 minutos (incluindo 15min de intervalo)
Classificação: Livre
Sessão especial gratuita: 24 de Maio, às 20h (dentro da programação da Virada Cultural)
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