“UMA MULHER DO MEU TAMANHO”, solo da artista-performer e dramaturga BECCA LUZ, estreia no Festival Satyrianas

Performance, criada a partir de experiências pessoais e inspirada em obras como “O Riso da Medusa”, de Hélène Cixous, traz à tona temas existenciais como solidão, amor, identidade, liberdade e a complexidade emocional de uma mulher contemporânea

BECCA LUZ, artista-performer e dramaturga nascida em Dourados – Mato Grosso do Sul (MS), e radicada em São Paulo capital desde 2022, estreia sua primeira obra teatral “UMA MULHER DO MEU TAMANHO – abri a boca para sair dali a força da minha língua” no dia 17 de novembro às 23h na sala R4, da SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210. O solo é inspirado em obras como “O Riso da Medusa”, de Hélène Cixous, e nos ensaios da feminista afro-americana Audre Lorde, que incentivam mulheres a escrever sobre suas próprias histórias e defendem a transformação do silêncio em linguagem e ação. A apresentação será gratuita e os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo começar na própria sede da instituição.

É importante encontrar maneiras de expressar o que nos atravessa enquanto sujeitos no mundo. Vivemos num contexto social marcado por opressões, violências, padrões, ideais, cartilhas e normativas. O fazer artístico para mim é um dispositivo de libertação, que me dá a possibilidade de construir laços afetivos e trocar experiências. Esse espetáculo-performance sou eu abrindo o meu coração e convidando a todes a navegar o universo dos assuntos íntimos e sensíveis”, ressalta BECCA LUZ, idealizadora do projeto.

A artista, que fricciona ficção com história pessoal, explora de forma profunda e multifacetada a identidade feminina, abordando a intimidade, as relações amorosas e a complexidade emocional de uma mulher contemporânea. Em um intenso jogo entre paixão, autoquestionamento e busca por sentido, ela alterna entre desabafos e confrontos com o vazio existencial e o fluxo do tempo, ressaltados por ritmos sonoros.

A Montagem

Becca Luz no espetáculo-performance "UMA MULHER DO MEU TAMANHO - abri a boca para sair dali a força da minha língua"
Foto: Bea Brito

“A escolha pela estética retrofuturista é uma forma de dar corpo a essa complexidade. O retrofuturismo nos permite construir um visual que é, ao mesmo tempo, nostálgico e visionário, fundindo o passado com uma ideia de futuro que foi imaginada, mas nunca realizada. Essa estética reflete perfeitamente a personagem: uma mulher que se recusa a ser definida por seu tempo, que transita entre a memória e a reinvenção.”, afirma Pedro Bezerra, cenógrafo do espetáculo.

O cenário e o figurino retrofuturistas traduzem essa ambiguidade, criando um espaço onde o desejo de mudança se faz presente, mas ainda carregado das marcas do passado. É uma forma de simbolizar a tensão interna da personagem, que luta para quebrar as convenções e imaginar novos caminhos. O palco, assim, se transforma num território onde o tempo é subvertido e a possibilidade de um futuro diferente se insinua.

O solo é um espetáculo-performance composto por oito cenas e treze poesias que conta, num tom autoficcional e poético, sobre experiências vividas, idealizadas e desejadas pela artista-performer BECCA LUZ. Na performance, acompanhamos a trajetória de uma mulher, entre seus 23 e 32 anos, que oscila entre a força e a vulnerabilidade, buscando se encontrar em um mundo que tenta moldá-la.

Sobre a artista-perfomer

BECCA LUZ é a persona artística de Rebecca Loise. Psicanalista, psicóloga, escritora, artista da cena e do corpo. Graduada em Psicologia e Mestra em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Corpo: dança, teatro e performance pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena. Autora de “Engordei o sol noturno” (Editora Urutau, 2022). Atualmente atende em consultório particular, estuda teatro através das oficinas de interpretação oferecidas pelo grupo Os Satyros e está nas véspera de estrear o seu espetáculo-performance “UMA MULHER DO MEU TAMANHO – abri a boca para sair dali a força da minha língua”, no qual assina a dramaturgia (no prelo, pela Editora Primata). Dedica-se à área de pesquisa e criação artística em Arte & Psicanálise.

Site: www.rebeccapsiarte.com
Instagram: @beccaluz__
Instagram do espetáculo-performance: @umamulherdomeutamanho

Ficha técnica
DIREÇÃO: BEA BRITO
CRIAÇÃO: BECCA LUZ
ATUAÇÃO: BECCA LUZ
DRAMATURGIA: BECCA LUZ
PESQUISA CÊNICA: CHICO MELO E GIOVANNI STEFANO
CENÓGRAFO: PEDRO BEZERRA
DIREÇÃO MUSICAL E TRILHA SONORA ORIGINAL: GABRIEL BULGARELLI E BRUNO VIZZOTTO
PREPARAÇÃO VOCAL: ANDRÉ LU
COMPOSIÇÃO MUSICAL “AMOR E AMASSOS”: ANDRÉ LU, BECCA LUZ, BRUNO VIZZOTTO E GABRIEL BULGARELLI
FIGURINO: BEA BRITO E BECCA LUZ
PESQUISA DE FIGURINO: BEATRYZ AVELINO
PEÇA EXCLUSIVA “PLUMAS”: OBRIGON
PRODUÇÃO EXECUTIVA: BECCA LUZ
PRODUÇÃO: BEA BRITO E BECCA LUZ
ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: ARTHUR GUILHERMME
OPERAÇÃO DE SOM: JOTA SILVA
DESIGNER DO CARTAZ: GREGORY LUCAS

“UMA MULHER DO MEU TAMANHO – abri a boca para sair dali a força da minha língua”

Becca Luz no espetáculo-performance "UMA MULHER DO MEU TAMANHO - abri a boca para sair dali a força da minha língua"
Foto: Bea Brito

Dia: 17 de novembro
Horário: às 23h
Duração: 35 minutos
Gênero: Performance
Recomendação: 16 anos
Onde: Sala R4, na SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210
Ingressos: Gratuito

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress