O espetáculo é uma reflexão sobre corpo e identidade no mundo contemporâneo, explorando como o sujeito pode se permitir a ser o que ele deseja ser, em uma sociedade que pretende constantemente regular os corpos de modo arbitrário. No contraponto a brincadeira feita pelas crianças, a toalha na cabeça utilizada para parecer um cabelo comprido, funciona como disparador dramatúrgico e coreográfico, tornando possível assumir e experimentar espaços identitários da “criança viada”.
A versão de “Será que estamos” que será apresentada contará com o trio Renato Vasconcellos, Rodrig Raiz, Gabriel Mesquita e participação especial de Fábiu Galvão. Os intérpretes apostam em uma “outra versão” da performance iniciada em 2019, quando então a memória da brincadeira com as toalhas fizeram surgir máscaras, personagens, entidades e quando cobrem o restante do corpo, completam a brincadeira fantasiosa da transformação.

A manipulação constante dos corpos e das identidades que surgem na cena pretende um diálogo constante e questionador com a cultura LGBT+. O disparador da performance acaba proporcionando um jogo de imagens que brincam com os estereótipos de feminilidade, questionando o papel do sujeito gay na arte da dança e os estereótipos que o cercam. A memória afetiva das brincadeiras de se vestir cooperam a favor de pautas estéticas e políticas que reclamam pelo devido espaço da diversidade.
O Q? é um ambiente de trabalho formado por Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz, artistas ligados à cena performativa do corpo, principalmente a partir da dança, que se uniram com o interesse em comum de discutir sobre o espaço público e toda sua complexidade política, além de pensar e criar sobre os processos de identificação social.
As ações fazem parte do projeto “Será que estamos em outra versão?” contemplado pelo Edital de Chamamento Público Nº 008/2024-SC de fomento às linguagens integradas e cultura digital.
SERÁ QUE ESTAMOS? EM OUTRA VERSÃO

Temporada: Dias 23, 24, 30 e 31 de Maio
Horário: Sextas e Sábados, às 19h30
Local: Av. Redenção, 271 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo
Ingressos: Gratuito
Duração: 35 minutos
Classificação: Livre
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram