“DiverCIDADE”: Uma experiência artística no coração de São Paulo

Descubra como 6 artistas transformam o centro de São Paulo em uma obra coletiva e imersiva.

O que, da cidade, ficou no seu corpo? Quais memórias de cidade você alimenta? Qual a sua cidade? Qual a sua relação com a cidade? Quais sentimentos a cidade desperta em ti? Você é capaz de lutar por sua cidade? Você defende a cidade que te habita?

Partindo dessas questões para chegar a outras, 6 artistas com experiências diferentes, mas com a cidade de São Paulo como ponto de ligação entre eles, se colocaram em estado de relação criativa com o centro da cidade, com o intuito de refletirem as dores e as delícias de fazerem parte do cotidiano dessa metrópole.

Foto: Marcelo Sousa Brito

O lugar escolhido para abrigar essa experiência artística é o Largo do Arouche. O objetivo foi colocar o pensamento crítico e criativo desses/dessas dez artistas em movimento para que, coletivamente, se encontrassem com a cidade e desse encontro dividirem com o público uma obra coletiva de cidade.

Coordenada pelo diretor e pesquisador Marcelo Sousa Brito que valorizou a experiência de cada participante, tanto no que tange a experiência individual de cidade como também o repertório artístico de cada um/uma. A obra faz parte da programação da 10 Jornada do Patrimônio.

Foto: Marcelo Sousa Brito

Assim, DiverCIDADE é uma obra imersiva a partir de elementos visuais e afetivos que será realizada em diversos pontos do Arouche, relacionando arte e memória, para abordar a importância de patrimônios materiais e imateriais da cidade de São Paulo, tendo como base corpos dissidentes que vivem essa cidade através de suas experiências de vida e de suas produções artísticas

Sobre Marcelo Sousa Brito

Foto: Amanda Mendes

Marcelo Sousa Brito é ator, diretor e pesquisador da relação entre teatro e cidade. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Como artista-pesquisador transita nas áreas de Performance, Teatro, Dança e Áudio Visual. Natural da cidade de Itambé no sudoeste baiano tem no seu currículo os espetáculos “Guilda”, “Luz”, “Mal invisível” e “Da janela espero a vida voltar”; Como pesquisador elaborou a disciplina “Narrativas cartográficas”, fruto de seu estágio de pós doutorado (PPGAC-UFBA) e base metodológica do livro “Narrativas Cartográficas: teatro e experiências urbanas” lançado no final de 2023 pela EDUFBA, editora com a qual publicou as duas outras obras parte integrante da trilogia “teatro do/no urbano”, são eles: “O teatro invadindo a cidade” (2013) e “O teatro que corre nas vias” (2017). Marcelo também atua como colaborador do jornal A Tarde escrevendo textos que unem arte e cotidiano.

Ficha Técnica:

Coordenação artística: Marcelo Sousa Brito
Elenco: Preta Kiran, Bianca Santos, Vanessa Carvalho, Vagner Cruz, Rafael Rudolf e Pedro Stempniewski

DIVERCIDADE

Foto: Marcelo Sousa Brito

Data: 17 de Agosto
Horário: Sábado, das 16h às 18h
Local: Largo do Arouche
Ingresso: Gratuito

*Artigo publicado originalmente em 06 de agosto de 2024

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress