A Companhia Azul Celeste, referência no teatro brasileiro, comemora 35 anos em 2024 com a apresentação gratuita do espetáculo Tudo a Fazer, no Centro Cultural Olido, em São Paulo. A peça tem direção de Georgette Fadel e Jorge Vermelho, explorando temas filosóficos e existenciais. A dramaturgia, que nasceu em meio à pandemia, reúne influências de autores consagrados como Beckett, Camus e Borges. O espetáculo promete uma experiência imersiva, levando o público a refletir sobre a essência do teatro e da vida, através de um diálogo intenso e provocativo entre dois personagens.
Processo criativo em tempos de pandemia
Durante a pandemia, a Companhia Azul Celeste precisou se reinventar para dar continuidade ao seu trabalho, criando a dramaturgia de Tudo a Fazer em um cenário totalmente virtual. A direção vocal do espetáculo foi feita de maneira 100% remota, com o apoio da preparadora Babaya Morais. Mesmo com os desafios do distanciamento, o grupo se manteve ativo e desenvolveu uma montagem profunda e reflexiva. Agora, de volta aos palcos, a companhia celebra o reencontro com o público e o prazer de retomar o trabalho presencial, com a expectativa de proporcionar uma experiência impactante e tocante.
Workshop e debate aberto ao público
Além do espetáculo, a Companhia Azul Celeste realizará um workshop intitulado Presença Cênica, oferecendo aos participantes a chance de vivenciar a experiência de estar em cena com o elenco de Tudo a Fazer. O evento será gratuito e culminará com um debate aberto ao público, que ocorrerá após uma das sessões. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre o processo criativo do grupo e trocar impressões sobre a peça com o próprio elenco e direção.
A entrada é franca e tem parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura / Centro Cultural Olido.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho. Bricolagem e tradução: Roberto Mallet. Com excertos de Adolfo Bioy Casares, Albert Camus, Dante Alighieri, Franz Kafka, Guillermo Calderón, Hannah Arendt, Henry Thoreau, James Joyce, Jean Barrault, Johann W. Von Goethe, Jorge Luis Borges, Joseph Campbell, Karl Valentim, Parmênides, Luigi Pirandello, Samuel Beckett e Theodor Seuss Geisel. Apoio institucional: É Realizações Editora. Direção: Georgette Fadel e Jorge Vermelho. Elenco: Daniel Neves e Jorge Vermelho. Preparação de atores: Babaya Morais. Preparação Corporal: Marcelo Finato. Cenografia e Figurino: Jorge Vermelho. Costureiras: Any Cardoso e Vergínia Santana. Criação de videocenografia: Vinícius Dal’Acqua. Operação de vídeo:Guilherme Delamura. Adereços: João Guerreyro. Cenotecnia: Lucas Hernandes. Iluminação: Luis Fernando Lopes. Operação de luz: Ícaro Negroni. Sonoplastia: Jorge Vermelho. Edição de som: Estúdio André Clínio. Operação de som e paisagem sonora: Larissa Macena. Contrarregra: Lucas Hernandes. Visagismo: Gaia do Brasil. Identidade Visual: Rodrigo Frota. Fotos: Jorge Etecheber, Ricardo Boni, Vivian Gradela e Victor Natureza. Gestão de Redes Sociais: Guilherme Delamura. Assistente de Produção: Clara Tremura. Produção Executiva: Luciano Marcelo. Coordenação de Produção: Jorge Vermelho.
TUDO A FAZER
Temporada: De 13 a 15 de Setembro
Horário: Sexta e Sábado, às 19h | Domingo, às 17h
Local: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo
Ingressos: Gratuito
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos
Mais informações: contato@companhiaazulceleste.com.br
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram