Em dezembro, acontece Cenas da Commedia Dell´Arte e o Teatro de Dario Fo, no Teatro Commune, que é o encerramento da Oficina Laboratório de Máscaras, Lazzi, Travestimentos Urbanos, gratuitamente, que contou com 80 horas, visando a pesquisa de máscaras de Commedia Dell´ Arte, personagens, lazzi (situações cômicas), travestimentos urbanos e a improvisação.
A Oficina é a base para da pesquisa para a montagem do espetáculo O Diabo com Tetas, de Dario Fo, que será encenado pela Companhia Commune, em 2025 e foi contemplado pelo 41ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.
O treinamento com as máscaras visa estimular a imaginação criativa do intérprete, ator ou não ator, aliando a isso, economia gestual e teatralidade. Ao esconder o rosto, a máscara revela toda a expressividade corporal. Quando veste a máscara, o intérprete pode, de fato, substituir a sua identidade pessoal por outras. Destaca-se a importância da máscara no trabalho de expressão e comunicação e na relação direta com o público.
As máscaras são um poderoso instrumento para o desenvolvimento de uma interpretação não realista, baseada na comunicação e na reflexão social, que possibilita a experimentação e a construção de personagens-tipo, de forma convencional, com o uso de figurinos estilizados, alguns dotados de características fantásticas e grotescas.
Durante a oficina, os alunos passaram por um treinamento com as Máscaras da Commedia Dell´ Arte, técnicas do teatro cômico e o Teatro de Dario Fo, improvisando com as máscaras, situações cômicas e temas da peça O Diabo com Tetas.
A pesquisa abordou a relação entre as máscaras de Commedia Dell´ Arte e as máscaras urbanas e contemporâneas da cidade de São Paulo, com seus sotaques, travestimentos, em situações cômicas e de duplo sentido.
Quais são hoje as máscaras urbanas das personagens de Commedia Dell’ Arte e criadas por Dario Fo? Como se vestem ou se travestem? Como podemos recriar hoje, em São Paulo algumas dessas figuras medievais? Como seriam esses diabos, figuras tão polemicas e instigantes do ponto de vista da estética e da linguagem? Enfim, como ressignificar (e pôr em cena) as máscaras, gestualidade, posturas e figuras da Commedia Dell’ Arte no Brasil de 2025?
Na oficina realizamos uma pesquisa de figurinos, maquiagens e adereços das personagens, que transitam por Santa Cecilia, Vila Buarque, Consolação, Rua Frei Caneca (Cerqueira César), Praça da República, Avenida Paulista, entre outras.
Para a seleção de alunos realizamos, no mês de agosto de 2024, 1 workshop no CEU CIDADE DUTRA e 2 workshops no Teatro Commune, com mais de 140 pessoas inscritas, SENDO 22 no CEU e 118 no teatro, na região central da cidade.
Ficha Técnica:
Coordenação e professores: Augusto Marin, ator, diretor, mestre pela Escola de Arte Cênicas pela ECA/USP, João Carlos Andreazza, ator, professor, mascareiro e Murilo Inforsato, ator, professor, mascareiro, todos pesquisadores da Commedia Dell´ Arte.
Alunos e Elenco: Andressa Marques, Barbara Menezes, Beatriz Poza, BellisDulce, Caique Albutti, Carolina Perotti, Cris Vilella, Diana Dias, Elsa Melo, Ellen Borgo, Érica Carvalho, Fabio Godinho, Flávio Alexandre, Giullia Tollezani, Guilherme Maniezo, João Bicalho, Natália Sanches, Nicoly Lopumo, Pedro Mendes, Rafi Noelani e Rodrigo Franco.
Direção Geral: Augusto Marin
Diretor assistente: Matheus Melchionna
Músico (participação especial): Paulo Dantas
Monitores: Matheus Melchionna e Anderval Areias
Máscaras: Helo Cardoso, Joca Andreazza, Jair Correia
Costureira: Elsa Melo
Iluminação e Sonoplastia: Eder Pires
Contra Regra: Manoel Cabral
Produção: Luciane Ortiz e Augusto Marin
Designer Gráfico: Rony Costa
Gestora de Mídias: Isa Villela
Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans
Realização: COMMUNE
Classificação indicativa: 14 anos
COMMEDIA DELL´ ARTE E O TEATRO DE DARIO FO
Datas: 13 e 14 de Dezembro
Horário: Sexta, às 20h | Sábado, às 16h
Local: Rua da Consolação, 1218 (ao lado do metro Higienópolis Mackenzie)
Ingressos: Gratuito
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram