Anna Toledo assina “Cenas da Menopausa”, que faz temporada em São Paulo em Junho

Estrelada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, espetáculo retrará situações vividas na menopausa em esquetes bem-humoradas.

Depois do sucesso em Portugal, a dramaturga e autora Anna Toledo celebra a estreia de seu novo texto em terras brasileiras. “Cenas da Menopausa” é estrelada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello e explora o lado cômico das situações vividas durante a menopausa. A peça chega a São Paulo, onde fica em junho no Teatro Claro Mais.

O texto de Anna aborda as mudanças corporais, questionamentos de vida e carreira, saúde, beleza, expectativas sociais, sexo e relacionamentos afetivos, propondo uma conversa divertida e honesta sobre esta fase transformadora que impacta não só as mulheres, mas todos à sua volta. O convite para escrever o espetáculo veio de Claudia Raia, fruto de uma colaboração de anos entre as duas.

Anna Toledo
Foto: Ale Catan

“Tanto ela como eu estávamos passando por este processo desestruturador chamado ‘menopausa’, e senti que era uma oportunidade maravilhosa de transformar todo aquele caos em algo de que pudéssemos rir e fazer rir. O processo é avassalador e súbito, nos pega absolutamente desprevenidas justamente quando a gente está se sentindo no auge, entre os 40 e 50 anos, e dá uma desestabilizada geral na cabeça e no corpo. Então é absolutamente normal a gente primeiro não reconhecer o que está acontecendo e, quando finalmente a ficha cai, ficar revoltada com a ‘injustiça’ que é levar mais essa rasteira da vida”, conta Anna.

Pensando nos altos e baixos da menopausa, Anna estruturou a peça em cenas independentes, inspirada nas fases do luto. As personagens passam pelo choque, negação, revolta, depressão, até chegar na aceitação da nova realidade e no acolhimento da nova pessoa que emerge. Somos apresentados a Teresa, cujos sintomas do climatério geram uma crise no casamento; Laurinha, que está atravessando mudanças de humor; Gilda, que vive o clichê de ter sido trocada por uma mulher mais jovem; e Isabel, uma executiva que teme perder a autoridade diante da equipe – todas interpretadas por Claudia Raia.

Anna Toledo
Foto: Ale Catan

“Para muita gente, a menopausa está associada ao fim da juventude, o que, na nossa sociedade, significa algo extremamente indesejável. Por conta deste estigma, muitas mulheres passam por este momento em silêncio, sem pedir o apoio de amigas ou dos seus parceiros. Pode ser extremamente solitário passar por tudo isso sem que ninguém saiba.”

Anna já teve oito espetáculos de sua autoria em diversos teatros de São Paulo, incluindo “ConSerto Pra Dois” e “Tarsila, a Brasileira”, outras parcerias da autora com Claudia Raia. As duas se conheceram no primeiro trabalho de Anna como atriz em São Paulo, e se reencontraram profissionalmente anos depois a convite de Claudia para escrever “ConSerto”. Agora, o terceiro fruto desta parceria artística ganha o palco do Teatro Claro Mais, no Shopping Vila Olímpia.

Anna Toledo
Foto: Ale Catan

“São Paulo é o lugar ideal para que essa conversa explosiva, necessária e divertida proposta pela peça ganhe força. Meu desejo é que as pessoas se divirtam, se conectem com as histórias e se sintam vistas, representadas e acolhidas, e que a peça continue a dialogar com as plateias brasileiras”, torce Anna.

Anna Toledo é uma autora com forte presença nos palcos nacionais. Dentre seus tantos projetos, escreveu “Tarsila, a Brasileira”, em parceria com José Possi Neto, bem como as letras da trilha sonora original do espetáculo; a comédia musical “ConSerto Para Dois” em 2020, protagonizada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, e vencedora dos Prêmios Bibi Ferreira e Prêmio Prio de Humor de Melhor Espetáculo em 2022/23. Em três décadas de teatro, destacou-se como atriz em “Vingança”, “Cabaret”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “A Bela e a Fera”, “O Fantasma da Opera”, “My Fair Lady” e, mais recentemente, integrou o elenco do musical “Cabaret”, em São Paulo, com grande destaque e críticas favoráveis.

Como cantora e compositora, lançou três álbuns solo – “Viva!” (2001), “Frescura” (2005) e “O Meu Coração É…” (2012). Agora, Anna está preparando um novo álbum com músicas autorais, com o primeiro single previsto para o final de junho. “Depois do álbum, também estou preparando um show! Estou muito animada e apavorada. Faz anos que só escrevo música para teatro, vai ser um desafio maravilhoso desbloquear essa ‘skin’ cantora”, conta Anna.

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress