Não tem choro nem vela, nem adianta implorar. Trata-se realmente da última temporada do espetáculo Cássia Eller, o Musical em São Paulo. Uma década em cartaz no repertório da produtora Turbilhão de Ideias e mais de 500 mil espectadores depois, o espetáculo de teatro musical – baseado na vida e obra de uma das intérpretes mais irreverentes e talentosas da música brasileira – faz sua despedida da capital paulista em 10 apresentações no Teatro Claro MAIS SP.
Cássia Eller, o Musical – que percorreu todas as capitais brasileiras – já está com ingressos à venda pelo site uhuu.com ou bilheteria do teatro. A encenação destaca a carreira de uma das vozes mais marcantes da MPB. “Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher.” Os versos de Renato Russo que Cássia Eller cantou por tantos anos falam muito sobre a personalidade da artista, uma verdadeira fera nos palcos, mas que podia ser um bicho arredio fora dele. Mulher de poucas palavras, cantora de infinitos sons e uma voz tamanha, doce e amiga na vida, foi forte e surpreendente na arte. Com menos de 40 anos de vida e 20 de carreira, Cássia Eller partiu no auge e deixou uma obra eterna.
O musical tem direção de João Fonseca e Viniciús Arneiro e foi idealizado por Gustavo Nunes. A direção musical é de Lan Lanh, que tocou anos com Cássia e tem total propriedade na obra da cantora. O texto original é de Patrícia Andrade, que flagra Cássia ainda antes do início da carreira e acompanha toda a sua trajetória musical – dos primeiros passos como cantora em Brasília a sua explosão nacional – sem deixar de lado seus amores, em especial Maria Eugênia, sua companheira com quem criou o filho Chicão. A autora fez um amplo mergulho na obra de Cássia e entrevistou familiares e amigos que a ajudaram a construir um mosaico fiel sobre a história da cantora. A codireção musical é de Fernando Nunes, baixista da banda de Cássia Eller. É uma realização da ArtePlural com produção da Turbilhão de Ideias .
O roteiro passeia desde uma criação autoral, como Flor do Sol, até canções que ficaram imortalizadas por ela, como Malandragem (Cazuza/Frejat), Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz) e Por Enquanto (Renato Russo). O amigo Nando Reis, que é também personagem do espetáculo, comparece com várias composições no repertório, como All Star, O Segundo Sol, Relicário, Luz dos Olhos e E.C.T., entre outras. Ao todo são 39 músicas. O papel-título é interpretado por TACY, atriz e cantora de Curitiba que foi escolhida entre mais de mil candidatas que se inscreveram para as audições, quando foi definido também todo o elenco, que conta ainda com 6 atores/cantores e cinco músicos. Os diretores João Fonseca e Viniciús Arneiro não poupam elogios à protagonista: “Tacy é sensacional, muito inteligente e intuitiva, além de ter uma voz incrível”, exalta João. “Ela surpreendeu a todos e, antes mesmo dela cantar, já estávamos magnetizados pela figura tímida e doce que ela é. Ao final da primeira música, ficamos um pouco em silêncio, admirados com o que estava diante de nós. Existem algumas semelhanças entre ela e a Cássia e foi essa pureza de estado que nos arrebatou”, complementa Viniciús.
A própria Tacy espanta-se com os 10 anos do musical e garante que agora é a última temporada em São Paulo mesmo. Despedindo-se da personagem que encarnou por uma década, diz que a vida está uma correria com novos trabalhos, entre eles o inédito Todas as Mulheres do Mundo, projeto criado e produzido por ela, com bandas só de mulheres, ela e Miriam Ruperti como cantoras. “É meu projeto mais importante, estreou recentemente”. O trabalho rendeu seis meses de pesquisa, e a ideia, como conta, é homenagear o rock nacional cantado por mulheres. Tacy selecionou Wanderléa, Nora Nei, Celly Campello, Olivia Byington, Gal Costa, Sandra de Sá, Ana Cañas, Malu Magalhães. “As várias fases e estilos das mulheres que atuaram no rock nacional.”
Para João Fonseca, esse é um espetáculo diferente dos musicais biográficos que ele dirigiu anteriormente (sobre Tim Maia e Cazuza). “É focado no essencial, simples e teatral como a própria Cássia. Apenas cadeiras, os atores e os músicos. A Márcia Rubin elaborou uma coreografia diferente, não é uma dança convencional, mas uma movimentação coreográfica” acrescenta. A ficha técnica do espetáculo completa-se com os figurinos de Marília Carneiro e Lydia Quintaes, iluminação de Maneco Quinderé, cenários de Nello Marrese e Natália Lana e direção de movimento de Márcia Rubin.
”Celebrar os 10 anos de Cássia Eller – O Musical é mais do que reconhecer os números extraordinários que o projeto alcançou – mais de 500 mil espectadores, apresentações em todas as capitais do país e a geração de centenas de postos de trabalho. O que verdadeiramente marca essa jornada é a emoção e a alegria que o público vivencia a cada apresentação. O musical resgata e eterniza o legado de Cássia Eller, uma cantora magnífica que enriqueceu a cultura brasileira com sua voz potente e única. Cássia não foi apenas uma artista, mas uma precursora em protagonismo e liberdade, inspirando gerações com sua autenticidade e coragem. Celebrar essa década é também reafirmar a importância de sua obra e sua contribuição inestimável para a música e a cultura do Brasil”, analisa o diretor de produção Gustavo Nunes, idealizador do musical.
Ficha Técnica
Texto: Patrícia Andrade. Direção: João Fonseca e Viniciús Arneiro. Elenco: Tacy, Eline Porto, Bruna Pazinato (stand-in), Helga Nemeczyk, Ingrid Gaigher, Gab Lara, Jandir Ferrari e Jana Figarella. Idealização e Direção De Produção: Gustavo Nunes. Direção Musical: Lan Lanh. Codireção Musical: Fernando Nunes. Direção De Movimento: Márcia Rubin. Figurinista: Marília Carneiro e Lydia Quintaes. Cenógrafo: Nello Marrese e Natália Lana. Visagismo: Beto Carramanhos. Design De Luz: Maneco Quinderé. Cenotécnico: André Salles e Equipe. Designer e Engenheiro de Som: João Paulo Pereira. Operação de som: João Paulo Pereira. Preparador Elenco (Tacy De Campos): Ana Paula Bouzas. Produtora de Elenco: Cibele Santa Cruz. Pesquisadora: Barbara Duvivier. Fotógrafo: Marcos Hermes. Assistência de Direção: João Pedro Madureira. Assistência de Direção de Movimento: Luar Maria. Representante do Espólio da Família da Cássia Eller: Rodrigo Garcia. Preparação Vocal: Marco Dantonio. Músico Ensaiador: Canequinha. Gestão de Arte e Mídia Digital: Julliana Della Costa. Captação de Apoios: Oh Gloria Produções. Produtora Executiva: Monica Farias. Coordenação de Produção: Heldi Bazotti. Financeiro Turbilhão de Ideias: Marcela Rosário. Gestão de Incentivo, Controller e Prestação de Contas – Versa Cultural. Assessoria de imprensa: Arte Plural/ M Fernanda Teixeira e Macida Joachim. Produção: Turbilhão de Ideias. Realização: Arte Plural Comunicação. – M Fernanda Teixeira e Sandra Polaquini.
CÁSSIA ELLER, O MUSICAL
Temporada: De 24 de Outubro a 03 de Novembro
Horário: Quintas e Sextas, às 20h | Sábados, às 20h e às 16h | Domingo, às 19h
Local: Rua Olimpíadas, 360 – 5º Andar – Vila Olímpia
Ingressos: de R$ 37,50 a R$ 130,00 | Compre aqui
Duração: 2h10min
Classificação: 14 anos
Capacidade: 801 pessoas.
Acessibilidade
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram