O Itaú Cultural recebe o espetáculo “Edital”, de Fábio Osório Monteiro. Primeiro trabalho autoral do artista baiano, criado em 2011, após quase uma década de trajetória profissional, a apresentação leva aos palcos os dilemas vividos pela classe artística nos escritórios, e faz essa produção virar cena. A direção é assinada em conjunto por Monteiro, Leonardo França e Neto Machado.

“Edital” é uma montagem que dubla a burocracia e uma burocracia que dubla as artes do espetáculo. Em cena o artista/produtor se confunde, concorda e diverge de si mesmo e acaba propondo reflexões sobre arte hoje, pela lógica de financiamento e da produção cultural vigente.
Nesse show sem glamour, é instaurada uma estética caótica no palco, entre laptop, impressora, projetor e alguma dispersão. A proposta é problematizar algumas relações na cadeia criativa e produtiva das artes cênicas brasileiras.
Sobre o artista

Fábio Osório Monteiro é um homem negro, nordestino, LGBTQIAPN+, candomblecista,
dançarino e produtor, nascido em Salvador (BA). Foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro em 2023, na categoria Melhor Ator, e há 26 anos vem se dedicando de forma intensiva ao trabalho com obras cênicas ao lado de artistas como Marcio Abreu, Denise Stutz, Cristina Moura, Jorge Alencar, Cristian Duarte e Xavier Le Roy. Seu primeiro projeto autoral foi Edital, lançado em 2011, depois de anos de trabalhos artísticos desenvolvidos em colaboração na Dimenti Produções. Em 2017, lançou o espetáculo Bola de Fogo, sobre as baianas de acarajé, atividade que também exerce, e que resultou, ainda, no Livro de Fogo – chama histórias (2021). Em 2016 participou da remontagem brasileira do espetáculo The Show Must Go On, do diretor e coreógrafo francês Jerome Bel, e em 2022 fez parceria com a grupo português Má-Criação e os cariocas do Foguetes Maravilha. É, ainda, colaborador da Cia Brasileira de Teatro.
Ficha técnica:
Idealizador e performer: Fábio Osório Monteiro
Direção: Fábio Osório Monteiro, Leonardo França e Neto Machado
Assistência de direção: Gabriel Pedreira
Desenho e operação de luz: Larissa Siqueira
Produção: Corpo Rastreado – Keila Maschio Pires
EDITAL

Temporada: 24 a 27 de Abril
Horário: Quinta a Sábado, às 20h | Domingo, às 19h
Local: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Ingressos: Gratuito | Reserve aqui
Duração: 75 minutos
Capacidade: 224 lugares
Classificação: 12 anos
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram