Arte Africana: Novo Livro Desvenda Segredos de Máscaras e Esculturas

Descubra a beleza e o significado das máscaras e esculturas africanas no novo livro da BEĨ Editora.

A Coleção África aqui apresentada começou a se formar há cerca de vinte anos. Não houve, nessa primeira reunião de peças, uma diretriz curatorial ou um recorte acadêmico, mas uma atração de ordem estética, provocada pelo contato com uma peça Baga no museu do Louvre, em Paris – como ocorre com grande parte dos ocidentais, também aqui o conhecimento sobre as manifestações artísticas dos povos africanos se deu nas seções de etnografia das instituições europeias. Ao aproximarmo-nos delas não apenas reconhecemos a fonte de que beberam artistas essenciais da história da arte do século XX – Picasso, Brancusi, Giacometti – como, como brasileiros, pudemos identificar elementos formativos de nossa cultura. Percebemos, assim, que trilhávamos um caminho entre a descoberta e o reencontro; estávamos diante de algo completamente novo e ao mesmo tempo familiar e ancestral.

Mascaras Africanas na exposição
Mascaras Africanas

À medida que a Coleção crescia, aprofundava-se nosso conhecimento sobre os significados culturais, simbólicos e históricos das peças que a compunham; cada nova aquisição abria todo um universo de referências e ditava o caminho que deveríamos seguir. A Coleção África conta hoje com cerca de 700 peças – em sua maioria máscaras, mas também estatuetas e outros objetos de uso ritualístico.

Este livro apresenta 182 peças desse conjunto, uma seleção que demonstra a extraordinária sofisticação, variedade e potência desses objetos. As explicações que acompanham cada grupo bem como as legendas das fotos das peças consideradas “modelares” de cada tipologia buscam ajudar o leitor a compreender as várias camadas de significados que cada elemento assume na peça de que faz parte – nada está aqui por acaso ou por mera ornamentação. No final, um glossário esclarece conceitos essenciais, discutindo inclusive palavras e ideias que ainda fazem parte do senso comum ou do léxico leigo, embora tenham sido questionadas ou abandonadas pela antropologia contemporânea.

Mascaras Africanas na exposição
Mascaras Africanas

Com fotos de Rafael Costa [1963-2024], a edição também traz QR Codes onde é possível ver pequenos filmes com as máscaras em diversos ângulos, um mapa com a localização dos grupos culturais presentes na Coleção e sugestão de vídeos onde é possível conhecer as utilizações das máscaras.

Assim, para expor esse recorte da Coleção África, foram reunidos textos, imagens e um amplo referencial bibliográfico que serão de grande interesse para o leitor de qualquer formação. Não se trata, aqui, de uma obra didática em sentido estrito, mas de uma obra de iniciação – um guia para dar os primeiros passos pelos intrincados e variados caminhos da cultura dos povos da África.

Sobre os autores

Autor Renato Araújo da Silva
Renato Araújo da Silva | Foto: Rosana Gonçalves

Graduou-se em filosofia em 2002 pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e curador é atualmente professor colaborador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP). É consultor em arte africana das seguintes coleções: Ivani e Jorge Yunes, desde 2018, Cerqueira Leite e Tomás Alvim, desde 2021. Trabalhou como educador e coordenador dos educadores no Centro Cultural Banco do Brasil (2003-2005), Espaço Porto Seguro de Fotografia (2005/2006) e no Museu Afro Brasil como educador e pesquisador de 2005 a 2017. Foi curador da exposição trilogia: “África, Mãe de Todos Nos” (MON-Curitiba/2019) e da exposição “A Outra África: trabalho e religiosidade” (Museu de Arte Sacra de São Paulo/2020). Co-curador da expo “África: Diálogos com o Contemporâneo” MON-Curitiba, jun. de 2023 – jan. 2024. Além de ser autor de mais de 10 catálogos de exposições, foi autor de Cinco Mil Anos de Arte Chinesa: Coleção Cerqueira Leite (no prelo) co-autor do livro “Africa em Artes” (Museu Afro Brasil/2015), e dos livros A Milenar Arte Chinesa (UNICAMP/2023) e Legados: arte africana da Coleção Cerqueira Leite (UNICAMP/2024), e autor, entre outros do artigo “Africanisms Inside a Museum from Brazil (Taylor & Francis/2015) e dos e-books: “Isto Não é Magia; é Tecnologia: subsídios para o estudo da cultura material e das transferências tecnológicas africanas ‘num’ novo mundo. (Ferreavox/2013), “Arte Afro-Brasileira: altos e baixos de um conceito” (Ferreavox/2016), “Temas de Arte Africana” (Ferreavox/2018), entre outros.

Autor Tomas Alvim
Tomas Alvim | Foto: Divulgação

Editor, cofundador da BEĨ Editora, do Por quê? Economês em bom português e do Arq.Futuro. Cocurador da Coleção BEĨ de Bancos Indígenas do Brasil e coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (BEĨ, 2019). É coordenador-geral do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper.

Marisa Moreira Salles

Editora, cofundadora da BEĨ Editora, do Por quê? Economês em bom português e do Arq.Futuro. Cocuradora da Coleção BEĨ de Bancos Indígenas do Brasil e coautora do livro Aprendendo a viver na cidade (BEĨ, 2019). Integra o Conselho Consultivo da Reitoria da Escola de Arquitetura e Planejamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Conselho do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper.

Sobre o fotógrafo

Rafael Costa [1963–2024]

Graduado em arquitetura pela Universidade Mackenzie, Rafael Costa descobriu a fotografia como um caminho de expressão na publicidade. Em 1998 abriu seu estúdio e teve seu trabalho premiado nos maiores festivais de publicidade do mundo, como o Clio Awards e o Festival de Cannes.

Em paralelo foi construindo um trabalho autoral, que traduz o seu encantamento pela arte da pintura, e já foi exposto em Paris, na Bienal de Firenze, na SP-Arte, e na Pinacoteca do Estado de São Paulo”. O livro Imaginário, publicado pela BEĨ, aproximou o fotógrafo da produção artística dos povos originários que integram a Coleção BEĨ. Suas fotos, feitas em estúdio e em viagens ao Território Indígena do Xingu e ao Amazonas, ilustram o livro Bancos indígenas do Brasil, publicado em 2023, e integram a exposição de mesmo nome

FICHA TÉCNICA

Título: Arte africana – máscaras e esculturas
Autor: Renato Araújo da Silva
Textos: Tomas Alvim, Marisa Moreira Salles e Rafael Costa
Fotografias e vídeos: Rafael Costa
Projeto gráfico: Bloco Gráfico
ISBN: 978-65-86205-38-1
Idioma: português e inglês
Páginas: 368
Formato: 18,8 X 27,5 cm
Acabamento: Capa dura, revestida com o papel couché
Tipografias: Nitida, Suisse
Papel: Eurobulk 135 g/m2
Impressão: Ipsis
Ano: 2024
Preço de capa: R$ 200,00

EVENTO DE LANÇAMENTO | ARTE AFRICANA: MÁSCARAS E ESCULTURAS
Mascaras Africanas na exposição
Mascaras Africanas

Data: Dia 29 de Novembro
Horário: Sexta, das 19h às 22h*
Local: Rua dos Pinheiros, 513 – Pinheiros

*às 19h – Conversa com os autores Renato Araújo da Silva e Tomas Alvim.

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Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

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