Solo de dança “Tenha cuidado! É o meu coração” tem apresentação gratuita no Sesc Itaquera

Espetáculo do bailarino e diretor rio-pretense, Mayk Ricardo, propõe reflexão sensível sobre afetividade e os corpos negros em performance.

O Sesc Itaquera (capital) recebe o solo de dança “Tenha cuidado! É o meu coração”, com direção e performance do bailarino Mayk Ricardo. O espetáculo será apresentado no espaço Caixa Preta da unidade. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Mayk Ricardo no solo Tenha cuidado! É o meu coração
Foto: Rafaela Cândido

Mayk traz à cena uma potente investigação poética, afetiva e política sobre os corpos negros. A partir da biologia do coração e de vivências pessoais, o bailarino propõe uma dança que questiona os atravessamentos estéticos, sociais e históricos que moldam as relações dos corpos negros com o mundo e com o afeto.

Partindo dessa perspectiva autobiográfica e sistêmica para abordar o corpo como território de cuidado e resistência: “Trata-se de um diálogo com o imaginário social que a branquitude construiu sobre o corpo preto — um corpo historicamente objetificado e supersexualizado”, destaca Mayk Ricardo, que se apoia em sua própria formação em Biologia e em sua trajetória na dança para criar experiências cênicas que mobilizam sensibilidade e crítica.

Mayk Ricardo no solo Tenha cuidado! É o meu coração
Foto: Rafaela Cândido

A dramaturgia conjunta e a assistência de direção é assinada por Anna Claudia Magalhães, artista multimídia e arte-educadora. A apresentação tem duração de 80 minutos, e faz um convite à escuta atenta, ao acolhimento e à revisão de afetos, utilizando o corpo como linguagem central para resistir às violências e ressignificar a existência.

SOBRE O BAILARINO MAYK RICARDO

Mayk Ricardo
Foto: Matheus Vieira

Biólogo e artista da dança desde 2005, Mayk Ricardo atua na pesquisa e produção cultural. Iniciou seus estudos em dança contemporânea na KD Cia. de Dança, na cidade de Potirendaba (SP). Desde 2020, tem concentrado seu trabalho em pesquisas sobre o corpo negro na dança, com projetos como a vídeo-dança “su.jei.to” e a pesquisa/performance “Movimento-afeto: dançando histórias de amor”, premiados pela Funarte e pelo Prêmio Nelson Seixas. É diretor do experimento cênico “OUTROS NAVIOS: danças para não morrer”, comissionado pelo SESC Rio Preto. Colaborou em diversos trabalhos de artistas de SP e RJ, incluindo a vídeo-dança “10danças e 1 poeta”, de Paulo Emílio Azevedo/Cia. Gente (2021); as performances “Plataforma Sísmica” (2022), de Leandro Souza; “Cartas ao Mundo” (2022), dirigida por Bia Lessa para o SESC Avenida Paulista; “Duplos” (2023), de Talita Florêncio e Thiago Salas; o videoclipe “Lamento”, da banda carioca Acquaria (2023); e os espetáculos “Transe em Trópico” (2023) e “Florestar – nenhum lugar é fora” (2025), do Núcleo Cinematográfico de Dança. É bailarino convidado do Núcleo Cinematográfico de Dança (SP) e mediador cultural do programa Caminhando com Arte da Fundação Itaú (Itaú Cultural).

FICHA TÉCNICA
Direção, dramaturgia e bailarino: Mayk Ricardo
Convidada: Rosmeire Aparecida dos Santos
Dramaturgia e assistência de direção: Anna Claudia Magalhães
Operação de luz: Reni Trombi
Operação de som: Victor Silveira (Vitin.wav)
Tecnologia e vídeo-projeção: Agrupamento Robô.Art (Vinicius Dall’Acqua e Elissa Pomponio)
Produção: Larissa Macena e Andrea Capelli
Assessoria de imprensa: Felipe Ibrahim

TENHA CUIDADO! É O MEU CORAÇÃO

Mayk Ricardo no solo Tenha cuidado! É o meu coração
Foto: Rafaela Cândido

Data: 10 de Maio
Horário: Sábado, às 17h30
Local: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera
Ingresso: Gratuito
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress