Em cartaz no Espaço Cênico do Sesc Pompeia, o espetáculo “Nora e a Porta“, faz uma releitura contemporânea de “Casa de Bonecas”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Sob a direção de Sandra Corveloni e Maristela Chelala e com texto de Marina Corazza, a peça transporta a história de Nora — protagonista do clássico do século XIX — para a São Paulo de 2025, onde enfrenta desafios e opressões que ecoam e se atualizam nas relações familiares e sociais.
Na festa de inauguração do novo apartamento de Nora, tensões mascaradas por danças e excessos começam a emergir. “Nora e a Porta” retoma o impacto disruptivo do gesto final da Nora de Ibsen — a decisão de abandonar marido e filhos — e o transpõe em um novo marco: uma celebração, que parecia estar sob controle, se torna o palco de revelações e escolhas fundamentais da mulher. “No título do espetáculo, fazemos alusão a uma primeira travessia. Que porta é essa? Quais outras portas se abrirão além desta?”, reflete a diretora Sandra Corveloni, vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por sua atuação em “Linha de Passe” (2008).

A direção destaca o potencial dramático e simbólico de cada gesto e interação, ampliando o impacto da dramaturgia original. No texto, Marina Corazza traz uma abordagem contemporânea da narrativa sobre a filha perfeita da burguesia, explorando a vocação atemporal do feminismo presente na obra teatral de Henrik Ibsen.
“O primeiro aspecto relevante de investigar os porquês que fazem de Nora uma personagem tão fascinante e complexa, talvez seja compreender o que lhe permite atravessar o tempo”, ressalta a diretora.

A cenografia e os elementos visuais de “Nora e a Porta” também desempenham papel crucial na transposição da obra. Inspirado em uma São Paulo contemporânea, o cenário funciona como uma extensão simbólica das emoções e tensões da Nora paulistana. Nesse sentido, elementos do cotidiano dela traduzem as pressões invisíveis que limitam a experiência feminina.
“Se no original, temos o relato das personagens sobre a festa que acontece no apartamento de cima, em nossa dramaturgia, trazemos a festa para o apartamento do casal”, diz Corazza.
Com um olhar que une o clássico à atualidade, ‘Nora e a Porta’ revisita a narrativa de Ibsen e a insere em novos contextos, revelando estruturas que ainda moldam as relações humanas. A peça convida o público a refletir sobre as transformações e os desafios contemporâneos do feminino, ao passo que mantém a força disruptiva que tornou Nora uma personagem atemporal.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Marina Corazza
Direção: Sandra Corveloni e Maristela Chelala
Elenco: Adriana Mendonça, Anderson Negreiro, André Garolli, Carlos de Niggro, Heitor Goldflus e Rita Pisano
Iluminação: Gabriele Souza
Cenografia e Figurino: Anne Cerutti
Assistente de Figurino: Luiza Spolti
Trilha Sonora: Rafael Thomazini
Operação de Luz: Paloma Dantas
Operação de Som: Rafael Thomazini
Coordenação de Produção: Mosaico Produções
Produção Executiva: Cícero de Andrade
Assistente de Produção: Dani Simonassi
Assessoria de Imprensa: Rafael Ferro e Pedro Madeira
Assessoria Jurídica: Thiago Oliveira
Assessoria Contábil: Tuty e Lyla
Fotografia: Angélica Prieto
Designer Gráfico: Fepa Teixeira
NORA E A PORTA

Temporada: Até 21 de Março
Horário: De Terça à Sexta, às 20h30*
Local: R. Clélia, 93 – Pompeia
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia) | R$ 18,0 (credencial plena) | Compre aqui
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
- Dia 19 de Março, Sessão com tradução em libras