Os Seminaristas: Nova Temporada Questiona Amor, Liberdade e Existência “às escondidas”

Peça promete tocar mentes, corações e provocar reflexão sobre as escolhas que são feitas em nome da fé.

Ao escrever “Os Seminaristas” para o teatro, o dramaturgo pernambucano Flávio Alves não queria escandalizar a Igreja, mas questionar o que é amor, liberdade e uma existência “às escondidas”. A peça, que integra o repertório do hub artístico Ronconi Produções, retorna aos palcos paulistanos para uma nova temporada no tradicional Espaço dos Satyros, na Praça Franklin Roosevelt. Com Lucas Ronconi e Rodrigo Brich protagonizando, respectivamente, os personagens Franklin e Têned, “Os Seminaristas” tem direção de Isabela Dias.

Jornada emotiva e reflexiva sobre o amor, a fé e os desafios enfrentados por aqueles que vivem entre os dois mundos, a peça é ambientada numa sala de orações em que os jovens seminaristas realizam atividades habituais em um domingo qualquer. A tranquilidade do cenário porém, é interrompida quando ambos dão início a um diálogo profundo e revelador sobre os próprios sentimentos e sobre o futuro que imaginam para si mesmos. Em meio a reflexões sobre a vida eclesiástica e o amor proibido, Têned e Franklin enfrentam um dilema: seguir os caminhos tradicionais da Igreja ou explorar os sentimentos que nutrem um pelo outro.

Foto: Divulgação

“A intenção de Flávio Alves com a peça não é provocar ou escandalizar, mas explorar as complexidades da experiência humana e os medos associados a viver uma vida de repressão e segredo”, explica Lucas Ronconi. “‘Os Seminaristas’ oferece ao público uma oportunidade para refletir sobre o amor em suas formas mais puras e as dificuldades de conciliar esse sentimento com as expectativas sociais e religiosas”, completa Rodrigo Brich.

Com direção assinada por Isabela Dias, que traz uma abordagem sensível e respeitosa ao texto do dramaturgo pernambucano, a peça destaca a humanidade dos personagens e o conflito interno que enfrentam. A trilha sonora de Murilo da Luz, a iluminação de Luna Bernardi e a sonoplastia de Milena Rosa complementam a narrativa, criando uma atmosfera que intensifica a experiência emocional do público.“Os Seminaristas” é mais do que uma peça: é uma conversa necessária sobre amor, fé e autenticidade. Uma história que promete tocar mentes e corações, provocando uma reflexão sobre as escolhas que são feitas em nome da fé e do amor.

FICHA TÉCNICA:
Elenco: Lucas Ronconi e Rodrigo Brich
Direção: Isabela Dias
Autor: Flávio Alves
Iluminação: Luna Bernardi
Trilha Sonora: Murilo da Luz
Sonoplastia: Milena Rosa
Figurino: Isabella Mello
Design Gráfico: Amarílis França
Marketing: Higor Gonçalves — Personnus
Apoio: Espaço dos Satyros e SP Escola de Teatro
Produção e Realização: Ronconi Produções

OS SEMINARISTAS

Foto: Divulgação

Temporada: Até 22 de Agosto
Horário: Quartas e Quintas, às 20h
Local: Praça Franklin Roosevelt, 214 — Consolação
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00 (meia) | Compre aqui
Classificação : 14 anos.

O Canal Tadeu Ramos espera você lá!

*Artigo publicado originalmente em 05 de agosto de 2024.

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress