Trilogia formada pelas peças “Curtume – Dias Secos Inundados de Acácia”, “A Árvore Seca” e “Ossada”, “Grito de Mulher” é uma mostra de solos da atriz e diretora Ester Laccava. Em comum as obras abordam temas recorrentes no trabalho da artista, assuntos ligados à luta da mulher – abuso, misoginia, preconceito, machismo, assédio, incesto e pedofilia, entre outras questões. Com duração de três meses e circulação por São Paulo, o projeto – realizado com apoio da Lei Rouanet – Governo Federal – abre com “Curtume – Dias Secos Inundados de Acácia” no Teatro Cacilda Becker.
Cada uma das peças apresentará um ensaio aberto, uma sessão com tradução em Libras e um debate com a presença dos criadores e da plateia para discutir os temas da peça em questão. As temporadas serão realizadas em teatros com acessibilidade e fácil acesso.

“Na minha área, ainda sofro de misoginia, machismo, minha independência e tantas questões sobre ser mulher, ainda bem que estou formada porque assim fico firme. GRITO DE MULHER é um grito meu. Vou existir no que escolhi. Vou berrar para a sociedade que tenho coisas importantes para falar, questões que nos afogam como mulher. O meu trabalho é integrar a formação pessoal com a profissional e a maturidade”, completa Ester.
A dramaturgia da peça é constituída por meio de três movimentos articulados com deslocamentos temporais, que dão conta da trajetória de vida de uma mulher. No primeiro movimento, “Desenhar em pedra e metal”, vemos uma criança desenhando em um latão de metal, em uma espécie de rito iniciático da tragédia que ela irá empreender. No segundo movimento, “Aprender a andar sobre cacos de vidro”, já não se trata mais de uma criança, mas de uma mulher, com seis filhos. Acompanhamos os embates dessa mulher em empregos precários e sua angústia diante da impossibilidade de constituição de uma vida digna. Neste terceiro movimento, vemos a mulher já idosa, narrando histórias para a sua neta enquanto a ensina a costurar uma sandália de couro, espécie de costura da própria história da velha e de sua neta. É o momento no qual a velha recebe a visita de um investigador que procura saber informações sobre a morte do dono do Curtume dacidade, que foi encontrado em um dos tachos do Curtume, sem pele.

Essas três cenas de vida da personagem são estruturadas de modo a conferir um efeito trágico na constituição de uma vingança arquetípica daquela mulher, rompendo com uma estrutura patriarcal de opressão. É a estrutura trágica, porém, a partir de gente comum, pessoas simples, que encarnam movimentos existenciais que se propõe a dignificar a vida humana. O enlace temporal com a neta aponta para o rompimento da cadeia de acontecimentos opressores que se perpetuam a séculos. A dramaturgia é concebida para uma atriz, de modo que os sucessivos encontros que acontecem no decorrer da peça, sempre são enunciados pela mesma voz. Os filhos, o primeiro patrão, o dono do curtume, o investigador, são personagens que temos acesso apenas pela narrativa da mulher, procedimento comum nas narrativas orais, que ao ser levado ao teatro confere um efeito de estranhamento épico que nos ajuda a acompanhar e nos engajar naquela trajetória de vida.
Ficha Técnica:
Autor: Denizart Fazio. Direção e Atuação: Ester Laccava. Direção de Produção: Emerson Mostacco. Ambientes Imersivos de luz e imagens: Mirella Brandi. Cenário: Ester Laccava. Cenotécnico: Marcelo Andrade. Marcenaria: Renato Caldas. Figurinos: Emerson Mostacco. Costureira: Judite Lima. Adereço de cabeça: Marcela Donato. Trilha Sonora: Ester Laccava com músicas originais de Mueptemo. Artista Plástica: Carla Venusa. Assistente de Direção: Giulia Lacava. Assistente de Luz: Sibila. Operador de Luz: Pablo Perosa. Assistentes de produção: Marcela Donato. Operadores de som: Giulia Lacava. Estúdio Off: Frederico Pacheco – Estúdio O&O. Projeção: Matheus Lacava. Tradutor em Libras: Ricieri Palha. Assessoria de Imprensa: Arteplural Comunicação. Gestão de Performance e Redes Sociais: Lead Performance. Fotos: João Caldas Fº. Identidade visual: Giulia Lacava. Produção: Lacava Produções Artísticas / Mostacco Produções. Um projeto da Cia. Indomável.
CURTUME- DIAS SECOS INUNDADOS DE ACÁCIA

Temporada: De 14 de Fevereiro a 09 de Março*
Horário: Sexta a Sábado, às 21h | Domingos, às 19h
Local: Rua Tito, 295 – Lapa
Ingressos: Gratuito | Reserve aqui
Duração: 60 min
Classificação: 14 anos
Capacidade: 198 lugares
*Sessão com acessibilidade em Libras: Dia 23 de Fevereiro
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram