Bruna Lucchesi celebra Paulo Leminski no Clube da Escuta

Bruna Lucchesi conversa sobre seu novo álbum, "Quem faz amor faz barulho", uma homenagem a Paulo Leminski

Em uma homenagem ao saudoso poeta Paulo Leminski (1944-1989), a cantora e compositora Bruna Lucchesi interpretou as canções pouco conhecidas dele no disco “Quem faz amor faz barulho”. E a audição coletiva desse álbum, seguida por um bate-papo com a artista, é o que acontece na próxima atração do Clube da Escuta, que acontece no espaço Marieta Rocha, no Bixiga.

Com curadoria de Carinhoso, o Clube da Escuta acontece uma vez por mês e seleciona álbuns de artistas brasileiros, produzidos de forma independente. A atração acontece sempre aos sábados, em um espaço bem confortável, rodeado por grandes almofadas de veludo, e, além de ouvir boa música, o público pode degustar um café ou lanchinho caprichado.

Lançado em 2023, “Quem faz amor faz barulho” revela o mergulho de Lucchesi em obras menos conhecidas de Leminski – não em seus poemas, que foram editados em livros esgotados e celebrados pelo público. Ela apresenta uma interpretação singular para as composições do curitibano.

Bruna Lucchesi em divulgação de seu novo álbum, "Quem faz amor faz barulho"
Foto: Camilla Loreta

Ao longo de 12 faixas, Bruna dá vida a músicas adormecidas em registros quase desconhecidos, dá corpo a canções inéditas, e cria um cenário único para as músicas do poeta. Entre guitarras distorcidas, ou arranjos construídos na simplicidade, a artista chega a um álbum singular no cancioneiro brasileiro contemporâneo. 

O trabalho reúne as canções “Quem Faz Amor Faz Barulho”, “O Velho Leon e Natalia em Coyoacán” (escrita  por Leminski em parceria com Vitor Ramil), “Valeu”, “Cigana”, “Live With Me” (que passeia pela obra de William Shakespeare), “Luzes”, “Energia Solar”, “Poeta”, “Oração de um Suicida”, “Esta Voz Está Sendo Ouvida em Marte”, “A Você Amigo” e “Se Houver Céu”.

O disco contou com a produção de Ivan Gomes e arranjos coletivos feitos por Bruna Lucchesi (voz, violão e lapsteel) ao lado de Cecilia Collaço (bateria), Vitor Wutzki (guitarra e teclados), do próprio Ivan e de Paulo Ohana (voz e violão). Outros convidados em algumas das faixas são Kiko Dinucci e Tomás Gleiser.

Projeto Marieta

Bruna Lucchesi em divulgação de seu novo álbum, "Quem faz amor faz barulho"
Foto: Camilla Loreta

O Marieta é um projeto cultural colaborativo, fundado em 2015 com a proposta de ser um espaço de pesquisa, difusão e produção de arte e conhecimento. Um lugar onde não apenas consumir cultura, mas fazer cultura!

Com o objetivo de difundir conhecimento e estimular a vida cultural da sociedade, o Marieta oferece à comunidade uma constante e variada programação pública: grupos de trabalho, cineclubes, exposições, cursos, seminários, entrevistas, debates e residências culturais, entre inúmeras outras atividades.

Entre os destaques da programação organizada pelo projeto, estão o Marieta Virtual (cursos e palestras feitas no Zoom voltadas para profissionais do audiovisual), os Grupos de Desenvolvimento (espaços de criação e acompanhamento de projetos que também acontecem no Marieta Virtual); sessões gratuitas de Modelo Vivo (sessões de três horas para desenhar, estudar e trocar em coletividade sobre desenho de observação), o Mesa-Vitrine (uma residência gratuita para artistas visuais) e o Cineclube Marieta.

Sobre Juçara Marçal

É cantora e compositora, faz parte do trio Metá Metá. Já integrou os grupos Vésper Vocal e A Barca. Lançou em 2014 o disco solo ENCARNADO. O álbum ganhou o Prêmio APCA – Melhor Álbum de 2014, Prêmio Governador do Estado – Melhor Álbum – Voto do Júri, e Prêmio Multishow de Música Compartilhada, entre outros. 

Em 2015, lançou ANGANGA, em parceria com Cadu Tenório, músico e experimentador carioca. Em 2017, com Rodrigo Campos e Gui Amabis, lançou o disco Sambas do Absurdo, inspirado no livro O Mito de Sísifo, de Albert Camus. Em fevereiro de 2019, Juçara Marçal estreou como atriz na peça Gota d’água {Preta}.

Juçara Marçal lançou em setembro de 2021 seu novo álbum solo, Delta Estácio Blues, com apoio da Natura Musical. O disco foi lançado em parceria com os selos QTV, Mais Um Discos e Goma Gringa. Em 2022, Juçara foi indicada ao Grammy Latino, na categoria Rock e Música Alternativa. 

Também em 2022, lançou o disco Sambas do Absurdo vol. 2. com Gui Amabis e Rodrigo Campos. Interpretou a personagem “Mãe” na montagem da ópera “Café” de Mário de Andrade, apresentada no Teatro Municipal, com partituras de Felipe Senna e regência do maestro Luís Gustavo Petri. Em abril de 2024, lançou o álbum de remixes: DEB RMX com 15 faixas remixadas por diferentes produtores da cena eletrônica, do Brasil e do exterior.

CLUBE DE ESCUTA COM BRUNA LUCCHESI

Bruna Lucchesi em divulgação de seu novo álbum, "Quem faz amor faz barulho"
Foto: Camilla Loreta

Data: 23 de Novembro
Horário: Sábado, das 10h30 às 12h30
Local: Rua Rocha, 274, Bixiga
Ingressos: Gratuito*

*Capacidade: 40 lugares

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress