Inspirada no clássico de Giovanni Boccaccio, o trabalho mais recente da companhia costura histórias medievais e contemporâneas com surpreendente naturalidade, provocando risos e reflexões
Num cenário de fim de mundo, dois arqueólogos descobrem uma foto que registra pessoas praticando o extinto gesto de abraçar e, quebrando protocolos, sentem a necessidade de darem um abraço. É assim que começa Decameron, o mais recente trabalho d’Os Parlapatões, que estreou em maio e agora volta em cartaz no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt.
Fruto de um processo criativo e fluido, o espetáculo conta com dramaturgia de Hugo Possolo e dramaturgismo de Camila Turim. Os dois artistas também estão no elenco ao lado de Andreas Mendes, Fernanda Cunha, Leandro Vieira, Mawusi Tulani, Raul Barretto e Tadeu Pinheiro.
Inspirada no clássico “O Decameron”, de Giovanni Boccaccio, a peça mescla farsas medievais com a linguagem festiva do teatro de revista, unindo as novelas originais e histórias contemporâneas criadas por Airton Nascimento, Andreas Mendes, Avelino Alves, Camila Turim, Hugo Possolo, Jo Bilac, Leandro Vieira, Luh Mazza, Marcelo Oriani, Mawusi Tulani, Michelle Ferreira e Nado Cappucci.
O espetáculo costura histórias e contextos, passado, presente e futuro, com uma linha do tempo ágil, sagaz, cômica, reflexiva e contemporânea, que atualiza o cultuado frescor da assinatura do grupo teatral.
Ao abordar momentos históricos distintos sob o recorte de duas pandemias, a peste Bubônica (século XIV) e a recente pandemia de Covid-19, “o espetáculo revela o quão obsoletas podem ser as narrativas e estratégias humanas aplicadas ainda hoje, especialmente em situações limite. O narrador Boccacião faz a transição cênica entre os tempos até a chegada da era das redes não-sociais, entre lives, podcasts, reuniões virtuais e tvs.
A peça, nasce das experiências do projeto Ocupação Decameron, que envolveu mais de 120 artistas, entre diretores, dramaturgos, bandas musicais e grupos parceiros. Durante dez dias foram feitas apresentações nas ruas de São Paulo, ocupando a Praça Roosevelt, o Parque Augusta e as escadarias do Theatro Municipal. Dessas intervenções, foram escolhidos os textos e cenas que compõem o espetáculo. A montagem sintetiza antropofagicamente a pesquisa e todas as experimentações da e inclui visões trocadas na interlocução com os temas, grupos e artistas convidados.
Os dez dias da “Ocupação Decameron” representaram um investimento concreto na relação histórica dos Parlapatões com o teatro de rua e com o entorno de sua sede, reafirmando o significado democrático dos espaços públicos da cidade. “Decameron”, a peça, é uma realização do grupo por meio da 39ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.
Ficha Técnica
Concepção do projeto Decameron: Camila Turim
Direção Geral: Hugo Possolo
Dramaturgia: Hugo Possolo (a partir e O Decameron, de Giovanni Boccaccio e autores contemporâneos abaixo)
Incluindo textos dos seguintes autores: Airton Nascimento, Andreas Mendes, Avelino Alves, Camila Turim, Hugo Possolo, Jo Bilac, Leandro Vieira, Luh Mazza, Marcelo Oriani, Mawusi Tulani, Michelle Ferreira e Nado Cappucci.
Dramaturgismo: Camila Turim
Elenco: Andreas Mendes, Camila Turim, Fernanda Cunha, Hugo Possolo, Leandro Vieira, Mawusi Tulani, Raul Barretto e Tadeu Pinheiro
Cenografia: Márcio Medina
Figurinos: Adriana Vaz Ramos
Iluminação: Fran Barros
Trilha Sonora: Deivison Nunes
Assistente de Figurino: Letícia Gomide e Felipe Cabral
Operação de iluminação: Vitor Morpanini
Operação de som: Deivison Nunes
Fotos: Luiz Doroneto
Vídeos: Sol Faganello e Deivison Nunes
Designer gráfico: Werner Schulz
Produção Executiva: Isadora Bellini e Isadora Tucci
Assistência de produção: Camila Cavicchioli
Produção: Cristiani Zonzini
Coordenação de produção: Hugo Possolo e Raul Barretto
Realização: Nada de Novo Produções Artísticas / Parlapatões
Projeto contemplado pela 39ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.
DECAMERON
Temporada: De 12 de Outubro a 03 de Novembro
Horário: Sábados, às 20h30 | Domingos, às 19h
Local: Praça Roosevelt, 158 – Centro
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) | R$ 25,00 (meia-entrada) | Compre aqui
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Capacidade: 96 lugares
Acessibilidade: Sim
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram