Velejador Beto Pandiani estreia na literatura juvenil

O livro "Nas Terras do Vento" de Beto Pandiani combina narrativa e HQ, ensinando sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com os oceanos.

A estreia do Velejador Beto Pandiani estreia na literatura juvenil promete abrir um novo horizonte para os jovens leitores, levando-os a sonhar com emocionantes aventuras por águas desconhecidas e mais limpas.

Combinando narrativa e História em Quadrinho (HQ) de maneira única, o livro apresenta as peripécias da dupla Espaguete e Picolé, que, com coragem e ousadia, embarcam em uma jornada.

A experiência adquirida em mais de 40 anos velejando pelos oceanos do planeta inspirou Beto Pandiani a escrever uma história que promete cativar jovens leitores. “Nas Terras do Vento” relata a viagem, em barco sem cabine, de Espaguete e de seu cachorro Picolé por um caminho repleto de aventuras e descobertas. Os dois partem de Santos, no litoral de São Paulo, com o objetivo de alcançar o Cabo Horn, ao sul do nosso continente, um dos destinos mais desafiadores do planeta.

Em cada página, os leitores são convidados a explorar não apenas a beleza das paisagens marítimas, mas também a refletir sobre a importância da amizade, da resiliência e da superação diante dos desafios. Na jornada, os protagonistas encontram muito plástico nas praias, mas recuperam a esperança em um futuro melhor, ao conhecer personagens inspiradores, como Pedro Rajadão, que os ensina sobre os caminhos do vento; Seu Serafim, guardião do Farol da Solidão; Hernán, que os leva em uma emocionante viagem pelos Andes; e Kei, uma botânica japonesa, entre muitos outros.

Beto Pandiani realmente navegou pelos mares do Cabo Horn na expedição Rota Austral, de 2001, uma das mais desafiadoras que o velejador enfrentou em seu pequeno veleiro e também explorou a Patagônia de moto. Embora a história tenha uma base real, alguns dos personagens e eventos são fruto da ficção.

A história em HQ

Ilustração da HQ de 'Nas Terras do Vento', mostrando os personagens Espaguete e Picolé em uma aventura marítima
“Nas Terras do Vento” | Reprodução

A história escrita ganha vida com uma experiência visual atraente, graças aos quadrinhos realizados por Olavo Costa. A ideia do editor Roberto Linsker, da Terra Virgem Edições, de trazer esta arte para o livro resultou em 60 páginas ilustradas. As imagens são uma excelente oportunidade para incentivar o gosto pela leitura, ao mesmo tempo em que se ensina sobre o mar e as suas belezas ao traduzir a narrativa em cenas detalhadas e precisas.

“Criei os personagens com base na realidade: Picolé é o cachorro do Beto e Espaguete é seu alter ego”, explica Olavo. O cuidado na representação é notável: os registros geográficos, a posição do barco em relação aos ventos e ao sol refletem a realidade vivida na jornada. “Com sua experiência como velejador, Pandiani traz uma autenticidade única à narrativa, enriquecendo a história com detalhes sobre navegação e o respeito pelos elementos da natureza”, fala Olavo sobre a parceria.

Sobrecapa traz informações sobre o correto descarte do plástico

Ilustração da HQ de 'Nas Terras do Vento', mostrando os personagens Espaguete e Picolé em uma aventura marítima
“Nas Terras do Vento” | Reprodução

“Durante os anos que passei no mar me deparei com uma quantidade assustadora de embalagens plásticas jogadas nas águas”, fala Beto Pandiani, que já está em sua 8ª expedição. O livro em capa dura, vem com uma sobrecapa que traz a importância do plástico em nossas vidas e a urgência na conscientização sobre o seu descarte. O plástico é um dos principais poluentes dos mares, afetando a vida marinha e, consequentemente, a saúde dos ecossistemas e da vida humana. A vontade da Terra Virgem Edições com essa publicação é informar ao leitor sobre a gravidade da situação, além de incentivá-lo a adotar práticas mais sustentáveis.

“Minha intenção com este livro é compartilhar as lições que aprendi ao longo destes anos navegando pelos oceanos: a consciência de que não existe separação entre nós e a natureza. Todos nós fazemos parte de um mesmo todo. Infelizmente, os oceanos se tornaram depósitos de lixo do planeta, e espero que, através desta obra, eu consiga despertar a urgência de reverter essa situação” fala Beto Pandiani sobre a publicação

“Nas Terras do Vento” é o primeiro passo para a implantação do projeto SOMOS 1 OCEANO, uma plataforma educacional que terá o objetivo de oferecer recursos valiosos, como artigos, workshops e discussões interativas, que ajudam a ampliar o conhecimento sobre a preservação dos oceanos e a importância de reduzir o uso de plásticos, estimulando ações individuais e coletivas em busca de soluções para um futuro mais sustentável.

AS TERRAS DO VENTO

Ilustração da HQ de 'Nas Terras do Vento', mostrando os personagens Espaguete e Picolé em uma aventura marítima
Capa do Livro

Autor: Beto Pandiani
Ilustrações: Olavo Costa
Direção Criativa: Roberto Linsker
Design: Ciro Girard
Capa dura com sobrecapa
Formato: 21 x 23,5 cm
204 páginas
Impressão: 4 x 4 cores
Tiragem: 3.000 exemplares
ISBN 978-65-88376-03-4
Preço de capa: R$ 105,00
Compre aqui

O projeto Nas terras do vento, que é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, tem o patrocínio da STONEX e realização da Terra Virgem Edições e do Ministério da Cultura, segue para além do livro. Beto Pandiani realizará palestras gratuitas para alunos e professores da rede pública de ensino na cidade de São Paulo. Um audiolivro, com audiodescrição – versão em áudio do livro impresso estará disponível gratuitamente para download no site da Terra Virgem Edições e será disponibilizado para entidades que atendem deficientes visuais.

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram

Compartilhe

Tadeu Ramos

Social Media e criador de conteúdo. Compartilho aqui conteúdos culturais, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

Meus Livros

Conheça Meu Podcast

Você Pode se Interessar

plugins premium WordPress