Selecionado como a “Performance de Movimento Mais Surpreendente” pelo South East Dance Awards, com o público sendo levado às lágrimas e ao riso, Banho Sagrado recebeu aclamação da crítica como uma obra que é profundamente comovente, corajosa e necessária.
O espetáculo Banho Sagrado estreia no Teatro Commune. O conceito e a performance são de Alice Motta que atualmente vive em Londres.
Banho Sagrado é uma exploração ritualística sobre o controle que temos sobre nossos próprios corpos em meio à objetificação, conduzindo o espectador por uma profunda jornada de autorreflexão. Concebida em um momento de crise, durante um banho de banheira, esta peça de teatro físico, criada por Alice Motta, atriz e poetisa, mergulha nas profundezas de histórias autobiográficas para desafiar as normas sociais e convidar o público a reavaliar a autonomia de seus desejos. Banho Sagrado combina poesia, movimento, narrativa e humor. Investiga a objetificação sob diferentes perspectivas sociais navegando a complexa interseção entre sexualidade, cultura e religião.
O espetáculo segue para o Rio de Janeiro e Londres
Alice Motta expõe a complexidade do consentimento, e revela leis medievais que ainda moldam o nosso cotidiano e as sementes de culpa e vergonha plantadas nos nossos corpos desde a infância. A performance funciona como uma busca ritualística por uma espiritualidade integrada com o corpo, rompendo as fronteiras sociais e convidando o público a abraçar a vulnerabilidade e a compartilhar um momento de conexão, gratidão e de perdão. Ao desafiar tradições e celebrar a sacralidade do corpo humano, Banho Estrela cria uma atmosfera que incentiva a reflexão e a empatia. Alice Motta convida o espectador a fazer uma jornada transformadora por narrativas pessoais e de cura cultural, engajando-se com as profundas complexidades e beleza de nossa humanidade.
“É uma experiência bela, inspiradora e catártica. Em alguns momentos, ela pode nos levar a lugares mais sombrios, mas apenas brevemente, antes de nos elevar de volta à luz”, Everything Theatre, com 5 estrelas.
“Embora pessoal, as experiências de Motta representam mulheres do mundo todo, que independentemente das intenções dos outros, lutam para manter seu eu mais íntimo e ‘sagrado’ e livre de ser maculado”, Breaking the Fourth Wall, com 5 estrelas.
Alice Motta cria e colabora em trabalhos que exploram temas como imigração, liberdade, memória e sexualidade. Ela possui um diploma de Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO (Bacharelado com Honras, Atuação 2007-2012 – Rio de Janeiro) e formou-se na Lispa London/Art-Haus Berlin (2014-15) em estudos de Jacques Lecoq, com foco em técnicas de teatro fisico.
Seu duo de clown sci-fi “Waiting for It”, em colaboração com Dre Spisto, foi apresentado em duas edicoes do London Clown Festival em Londres, em Berlin e Edinburgh Fringe em 2018.
O primeiro espetáculo solo de Alice, “Sacred Bath”, estreou em Lisboa no final de 2021 e no London Camden Fringe em 2023. Seu trabalho foi nomeado ao premio de melhor performance fisica pelo South End Dance Awards.
Atualmente, Alice integra a companhia internacional ZU-UK. Ela performa na experiência imersiva de realidade virtual “Within Touching Distance”, que estreou no Sheffield Doc Fest 2023 e ganhou o Prêmio de Inovação do The Stage UK.
Ficha técnica
Conceito e performance: Alice Motta
Direção de movimento: Lizzy Tan
Consultoria Dramaturgia: Júlia Couto
Desenho de luz: Júlia Couto
Consultoria de luz: Camila Grimaldi
Consultor cenografia e foto: Caio Sanfelice
Engenharia de som: Arthur Murtinho
BANHO SAGRADO
Temporada: Dias 04 e 05 de Outubro
Horário: Sexta e Sábado, às 20h
Local: Rua da Consolação, 1218, Consolação
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia) | Compre aqui
Duração: 55 minutos
Classificação: 18 anos
Capacidade: 99 lugares + 1 Cadeirante
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram