“Figaza Show: 10 anos solta pelas ruas” da artista circense Painé Santamaria, celebra 10 anos de seu solo Figaza Show. Com números de malabarismo, balões, bolas de cristal, música ao vivo e bolhas de sabão, o espetáculo é pot-pourri da palhaça Figaza em seu clássico show de rua
Após a apresentação na Zona Sul da capital paulista, FIGAZA SHOW: 10 anos solta pelas ruas faz sessões no Centro de Memória do Circo e no Mundo Circo. Antes de cada apresentação acontece uma oficina de circo para todas as idades, onde os participantes poderão brincar e experimentar os malabares com claves, pratos e bolas com exercícios de interação e aprendizado.
Criado em 2013 por Painé Santamaria, Figaza Show é solo-feminino de rua, onde a Palhaça Figaza, picante e ácida, mas que esconde também muita ternura, comanda o show. Em cena, as destrezas que a artista acumulou ao longo da sua estrada, como malabarismo, equilibrismo, música, manipulação de bolhas de sabão e globoflexia, além da improvisação e da participação do público de todas as idades, que fazem toda a diferença.
Figaza Show percorreu vários países da América Latina e Europa se aperfeiçoando com as grandes experiências que a rua proporciona. Após 10 anos de estrada, o espetáculo ganha apresentações especiais com o FIGAZA SHOW: 10 anos solta pelas ruas. Para Painé Santamaria, a comemoração de 10 anos de apresentações, é uma vitória. “Ser uma palhaça migrante que viaja o mundo com um espetáculo de rua cheio de humor e poesia e sempre com novidades não é tarefa fácil. Trazer o espetáculo para a cena é uma conquista, que traz visibilidade para as artistas circenses mulheres, além de encorajar novas palhaças a apresentarem seus números”, pontua ela.
Sobre Painé Santamaria
Malabarista, palhaça e musicista argentina que desenvolve trabalhos e pesquisas sobre a arte circense desde 2003, com especialização em malabarismo contemporâneo e espetáculos de rua. Seu trabalho traz em cena uma forte identidade latino-americana e suas vivências como mulher no ambiente artístico. A artista reside no Brasil desde 2013 quando veio fazer uma especialização em malabarismo e antipodismo na Escola Nacional de Circo de Rio de Janeiro. Foi cocriadora e artista da Cia. Las Martas, coletivo de humor, música e malabarismo com artistas do Chile, Argentina e Brasil. (2014-2021), produtora artística da Convenção Nacional de Circo y Artes Amigas de Paraguay (2014-2019) e diretora dos números de malabarismo não convencional no espetáculo As Charlatonas, da Cia Trupeaçu, da cidade de Palmas (TO) em 2020. Atualmente é diretora artística e artista no grupo Las Fanfarronas, produtora e musicista no Bloko Cumbia Calavera, participa da agrupação Palhaços sem Fronteiras Brasil, é produtora dos Varietes Ninguna Costilla em São Paulo e apresenta seus espetáculos Figaza Show (2013) e A Louca das Frutas (2019), além de números variados e participações em diversos espetáculos.
FIGAZA SHOW: 10 ANOS SOLTA PELAS RUAS
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuito
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Data: 07 de Outubro
Horário: Segunda, às 14h (exibição do documentário Figaza Show e bate-papo com o público) | às 15h (oficina) | às 16h (apresentação)
Local: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
MUNDO DO CIRCO
Data: 26 de Outubro
Horário: Sábado, às 15h30 (oficina na Lona Multiuso) | às 17h (apresentação na Grande Lona)
Local: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram